Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

NÃO AGUENTO MAIS ISRAEL!

AS MENINAS MANIFESTAM TODA SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO!
Militares israelenses mataram nesta segunda-feira (31/05) 19 passageiros de uma flotilha internacional de militantes pró-palestinos que seguia para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária.

sábado, 29 de maio de 2010

VAMOS GEOGRAFAR!!


A TRAVESSIA... Fernando Pessoa
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Há alguns anos atrás fiz a minha travessia para o universo da Geografia. Nesta passagem, naveguei por mares desconhecidos, percorri caminhos tortuosos, desvendei universos distantes, mergulhei em águas turbulentas, caminhei por campos floridos e encontrei amigos queridos...
Hoje estou atracada no cais do "caos" da juventude...
Porto de agitos constantes que não me deixa parar de pensar!
Alunos queridos,
obrigada por deixarem-me geografar as suas vidas!
Para todos os amigos de profissão:
PARABÉNS pelo nosso dia!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

AMIGAS!! PARABÉNS PELO SEU DIA!!

Irmãos ..Figuras para deixar seu Orkut bem legal..
PARA TODAS AS MINHAS "IRMÃS" DE VIDA, DE ESCOLHA,
DE CARINHO E DE CORAÇÃO.
PARABÉNS PELO SEU DIA!!
27 de maio - Dia das Irmãs

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como lavar as mãos


É pra virar piada, né? Fiz um vôo Rio - Londres com escala em Lisboa. No aeroporto de Lisboa, encontrei esse cartaz na parede do banheiro feminino, ao lado do sabonete líquido.
Saí, peguei minha máquina e voltei pra fotografar o cartaz. Esse aí não pude deixar passar.
Ri muito com as instruções, especialmente com a primeira.
"Lave as mãos quando estiverem visivelmente sujas. Noutras situações use solução anti-séptica de base alcoólica"
Aaaah, tá... então só quando estiverem visivelmente sujas né? Assim com sujeira escura, terra entre as unhas, manchas pretas ou algo do tipo.
Acho que por lá são adeptos do "o que os olhos não vêem o coração não sente". Nesse caso nem o coração, nem o resto do corpo. Se não está assim visivelmente sujo, está limpo.
Fora a instrução inicial, que já valeu as risadas, o resto também não fica atrás. Alguém precisa mesmo desse tipo de instrução? "Molhe as mãos com água", "aplique sabão", "enxague as mãos com água"... E eu ia enxaguar com o que se não fosse com água??
Agora, a instrução número 10 é realista, a gente não pode negar. Que tem gente que usa toalha de papel pra abrir porta de banheiro, fechar torneira e apertar a descarga, isso a gente sabe que tem!
Você vê... a gente entra em um banheiro de aeroporto de madrugada e se depara com um cartaz desses. Depois não entendem por que a gente faz piada com Portugal, não é?

terça-feira, 18 de maio de 2010

Celulose ou MegaByte?

Celulose ou MegaByte? Livros impressos no papel ou livros em arquivos para leitores digitais? Essa dicotomia está esquentando o debate, e gerando muita polêmica, entre bibliófilos, leitores, editoras, livrarias e, claro, os fabricantes dos leitores digitais.
A existência de versões digitais para livros, revistas, jornais e publicações traz inúmeras vantagens. A maior delas é, sem dúvida, a praticidade. O que seriam quilos e quilos de papel podem caber em apenas um aparelho menor do que um livro comum. Para aqueles que, com frequência, precisam consultar muitas referências, ler muitos livros e artigos, é um alívio. Em casa ou no trabalho, podemos espalhar todos os exemplares na mesa. Mas se precisamos levar o material para algum outro lugar, se vamos viajar... aí já viu, né?
Além da praticidade, os livros digitais trazem a possibilidade de obter títulos esgotados ou raros sem ter que esperar por uma reimpressão, que em geral é muito cara e acaba não compensando para a maioria das editoras. Quem é do meio acadêmico sabe disso. Quantos títulos e autores precisamos ler na faculdade e não conseguimos os livros? Fazer uma versão eletrônica de um título já existente tem praticamente custo zero para a editora, e pode significar acesso a títulos que antes eram quase impossíveis.
O preço poderia ser outra vantagem, mas ainda não é. Os leitores disponíveis no mercado (como o Kindle, da Amazon, e o Ipad, da Apple) são muito caros e os preços dos livros digitais também. Recentemente, uma disputa pelo mercado de leitores levantou essa questão. A Amazon estabelece preços mais baixos para os livros digitais, deixando muitas editoras descontentes. A Apple negociou preços mais altos para os e-books, satisfazendo editoras mas prejudicando o bolso do consumidor, e assim começou uma grande disputa por mercados. Para se tornarem uma vantagem econômica para os consumidores e popularizarem o acesso aos livros, os valores deveriam baixar, e muito!
Mas não acho que os e-books vão substituir os livros impressos. Existe algo na experiência de leitura de um livro que é único e insubstituível. Um livro é um objeto que se lê. E já teve muitos formatos. Cada um deles proporciona uma experiência diferente. Os e-books proporcionam uma experiência sempre no mesmo suporte, o leitor digital. Os livros impressos vêm formatos, tamanhos, cores, texturas e até cheiros diferentes. A experiência de segurar um livro, sentir seu peso, alisar sua capa, folhear suas páginas e sentir o cheiro do papel é diferente para cada exemplar. Quem admira livros sabe do que estou falando.
Não sou a favor do consumismo desenfreado e isso se aplica aos livros. Não há necessidade de termos todos os livros que um dia lemos ou iremos ler. Mas acho que podemos ter uma biblioteca pessoal, por que não? Os livros de estudo, de consulta, devem estar guardados ao nosso alcance. Aqueles de poesia ou de literatura que são especiais, que nos marcaram, ou aos quais volta e meia recorremos para uma releitura, também. Esses são aqueles que devem estar ali na estante, em versão impressa, porque nos proporcionam uma experiência pessoal e íntima. O resto, se veio em versão impressa, pode ser passado adiante. Ou pode vir em formato digital.
Os e-books vieram para facilitar a vida de alguns leitores e consumidores, mas nunca vão substituir os livros impressos.
E vocês, o que acham?
Imagem que abre o post:"Young man reading by candlelight" de Matthias Stom (1600/50)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Metade de mim tenta ser poesia e a outra metade também!!

A POESIA SEMPRE ESTÁ PRESENTE NA MINHA VIDA!
NO MOMENTO SOU BARROS, EM OUTROS SOU QUINTANA, EM MUITOS SOU LISPECTOR, ÀS VEZES SOU TANTOS QUE ME PERCO! :)
E VOCÊ CARO LEITOR?
QUEM TU ÉS HOJE?

terça-feira, 11 de maio de 2010

QUEM SOU EU?

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!! Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR. Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospitalPACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisãoTELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para outros... EXTINTO , para o povão... PRESUNTO... Em certos círculos espiritualistas serei... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui... ARREBATADO... E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!!
E pensar que um dia já fui mais EU.
Luiz Fernando Veríssimo
É Veríssimo... Tempos difíceis... :)

sábado, 8 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

YES! Nós ENTENDEMOS de futebol!!

Meninas e meninos do meu Brasil! Tá chegando a hora da pátria de chuteiras entrar em campo! Feriado? Adoooro! Camisa canarinho, vuvuzela, nossa tradicional cornetona verde e amarela, salgadinho, bebidinha, empolgação, realmente o clima da copa do mundo é bem interessante e divertido, apesar do esporte em questão não ser exatamente o mais querido da mulherada...
Não vou fazer aquele discurso batom-e-salto-alto de que mulher não entende de futebol. Não! Yes! Entendemos pacas de futebol!! Aliás, do que não entendemos, não é verdade? Aqui mesmo, entre as três meninas, temos uma ex-goleira! Exímia goleira, inclusive. Pelo menos é o que relatam os companheiros da época do bate-bola. De minha parte, por exemplo, não há quem faça comentários mais abalizados e, por que não, descontraídos acerca dos passes, dribles, faltas etc. Fidel concorda: futebol ao meu lado é diversão garantida! E quebramos mais um tabu: a regra do impedimento. Não há quem explique de forma mais didática (e não é porque sou professora!) a regra do impedimento. A propósito,como toda regra, é MUITO CHATA, pois,no melhor do lança e no melhor da festa vem o apito: piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Pô, "chama o tira teima": DEZ centímetros impedido. AH! faça-me o favor!! O bandeirinha não viu isso!! Pior ainda quando o gol sai, é invalidado o surdo que chutou ainda leva cartão amarelo... Para vocês meninas que também se divertem e divertem os outros com suas pérolas futebolísticas e para vocês que detestam futebol, mas não perdem uma boa piada, vai um super questionário das Meninas para avaliar seus conhecimentos e rir um pouco... VAI QUE É TUUUUUUUUUUUUUUUUA!!!

Você está cansada de ser discriminada por essa Sociedade Machista??? Ouvir que FUTEBOL é coisa de Macho?!!! Seus problemas acabaram!!! Resolva o questionário abaixo e mostre que você é muito informada sobre FUTEBOL!!!

HOMENS REPASSEM PARA SUAS AMIGAS....

1. Lateral esquerdo da Seleção Brasileira:

( ) Roberto Carlos ( ) Erasmo Carlos ( ) Ney Matogrosso

2. Ex-capitão da seleção brasileira e atualmente técnico:

( ) Dunga ( ) Soneca ( ) Feliz

3. Centroavante da Argentina:(boa!)

( ) Batistuta ( ) Prostituta ( ) Filho da P...

4. Atacante do Chile:

( ) Salas ( ) Cozinhas ( ) Banheiros

5. Meia da Colombia:

( ) Valderrama ( ) Valderruba ( ) Valdestroi

6. Meia da França

( ) Zidane ( ) Ziferre ( ) Zifoda

7. Atacante da Croacia:

( ) Boban ( ) Tontan ( ) Idiotan

8. Atacante da Argentina:

( ) Crespo ( ) Liso ( ) Pichaim

9. Lateral direito da Seleção Brasileira: (puts)

( ) Cafú ( ) Tofú ( ) Sifú

10. Goleiro do Chile:

( ) Tapia ( ) Soquio ( ) Múrrio

11. Capitão da Espanha:

( ) Hierro ( ) Hiengano ( ) Hiequivoco

12.. Goleiro dos Camarões

( ) Songo ( ) Mongo ( ) Tongo

13. Zagueiro da África do Sul:

( ) Mark Fish ( ) Mark Bacon ( ) Mark Lanche Feliz

14. Zagueiro da África do Sul:

( ) Issa ( ) Iiiissa!!! ( ) Woo Hooo!!

15.. Atacante da Iugoslávia:

( ) Mijatovic ( ) Peidatovic ( ) Cagatovic

16. Atacante da Holanda:

( ) Cocu ( ) Cabunda ( ) Casnadegas

17. Atacante da Espanha:

( ) Kiko ( ) Chaves ( ) Sr Madruga

sábado, 1 de maio de 2010

TRABALHO, TRABAJO, TRAVAIL, TRAVAGLIO,... TORTURA!

Caros meninos e meninas do meu Brasil!!

Hoje é o dia do trabalhador! E acordei com a seguinte inadagação: O que devemos comemorar?

Não dá nem como comemorar o feriado, já que o nosso dia caiu num SÁBADO! Ô SORTE!

Junto com esses pensamentos lembrei-me de um caso lido há algumas semanas atrás e resolvi escrever este texto.

O dia do trabalahdor surge como uma homenagem aos mortos e feridos que lutaram pela redução da carga horária de trabalho para oito horas numa manifestação realizada em Chicago nos EUA em 1886. Após essa manifestação a Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar uma manifestação todo ano para reivindicar as 8 horas de trabalho diárias e escolheu como data o 1° de maio.

Os trabalhadores ganharam essa luta e o 1° de maio tornou-se o nosso dia!

Anos depois outros direitos foram adquiridos e atualmente vemos uma perda gradual desses direitos.

Desde que o homem passou a ter um certo grau de organização em sociedade, passou a existir a exploração. De uma maneira geral, essa exploração se deu através da utilização do trabalho alheio para obtenção de benefícios, através da exploração do trabalho de outros grupos o homem começou a "se dar bem" e em seguida passou a "se dar melhor ainda" com a acumulação de riquezas.

Não é por acaso que a etimologia da palavra trabalho vem de tortura!

Com o surgimento do capitalismo a palavra EXPLORAÇÃO virou palavra de ordem das dinâmicas desta sociedade. Os donos dos meios de produção exploram os recursos naturais e principalmente os seus TRABALHADORES.

Sendo assim, o sistema capitalista explora o trabalho de outras pessoas para benefício próprio, ou seja, oprime outro ser humano, fazendo dele um objeto para a sua satisfação e o seu lucro.

Muitas vezes essa exploração se dá com pessoas muito frágeis que não apresentam formas de resistências a ação exploratória exercida sobre ela. Neste sentido, inúmeras vezes nos deparamos com ações capitalistas moralmente condenáveis, onde o ser humano é tratado como coisa através de uma exploração perversa.

Outras vezes essa exploração ocorre em “doses homeopáticas”, para não percebermos e não causarmos rebuliços.

Um dos exemplos que venho citar como mais uma notícia dessa exploração perversa do capitalismo é o caso das lojas Marisas!

A MARISA, uma das maiores lojas de roupas femininas do país, utiliza na sua cadeia produtiva do setor de confecções trabalho escravo de imigrantes.

Foi no sobrado da Igreja Boas Novas de ALEGRIA que os fiscais da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, descobriram a TRISTEZA de costureiras bolivianas e de um jovem peruano que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

Nenhuma das operárias tinha carteira de trabalho assinada e foram encontradas anotações que remetem a cobranças ilegais de passagens da Bolívia para o Brasil e cobranças de “taxas” de documentos, que segundo a fiscalização, consiste em fortes indícios de tráfico de pessoas.

As trabalhadoras apresentavam doenças de pele, distúrbios respiratórios, problemas ergonômicos, além de condições psicosociais indesejáveis, por causa do medo constante.

Perante a denúncia é óbvio que a “D. Marisa” negou todas as acusações, sob a alegação de não ter como controlar as contratações efetuadas pelas suas empresas terceirizadas.

Agora eu vos pergunto, “de mulher pra mulher”, você acredita nisso?

Não tem como acreditar que uma empresa deste porte, que teve uma receita líquida em 2009 de R$1,5 bilhões e que deve abrir mais 39 lojas em 2010, não tenha controle sobre as contratações de suas prestadoras de serviços. Isso é um erro PRIMÁRIO!!

Esse “erro” não pode ser aceito!

Ações como essas não deveriam passar de forma impune. Entretanto, essa passará como inúmeras outras já passaram... É triste assistirmos isso!!

Outra ação que gostria de denunciar é o que estão fazendo com a minha classe de trabalhadores – OS PROEFESSORES!

Se já não bastasse o fato dos professores não serem valorizados e respeitados neste país, estão querendo extrair uma série de direitos adquiridos, como o direito de termos os nossos filhos matriculados gratuitamente nas escolas particulares que trabalhamos, a estabilidade de dois anos quando nos aproximamos da nossa aposentadoria, a estabilidade de 90 dias para as mulheres após a sua licença maternidade e outras cositas mais...

Tudo isso, quase não é divulgado e o pior, poucos são os professores que se mobilizam para lutar pelos seus direitos. Muitos dos nossos sindicatos são mal organizados, não temos força de luta! Afinal, greve de professores prejudica quem? Trabalhamos em dez mil lugares e chegamos exaustos em casa! Como fazer política? Pra que fazer política? É o que muitos pensam... E não os condeno por isso, pois sei que a vida de muitos professores é árdua mesmo! Além disso, o sistema que vivemos não nos deixa espaço para pensarmos, não nos deixa espaço pra nos organizarmos, até mesmo porque "eles" sabem que se nos organizarmos podemos desorganizar!

E assim meus amigos somos esmagados por esta engranagem do poder...

E assim somos aos poucos engolidos por este sistema perverso!

Mas mesmo assim, acredito em mudanças...

Mesmo assim, não deixei, AINDA, de acreditar na capacidade transformadora dos homens...

Mesmo assim, AINDA, acredito na capacidade transformadora da EDUCAÇÃO, não como o elemento único de transformação de uma sociedade, mas como um elemento essencial de criarmos ser humanos melhores!

É por isso que tenho ORGULHO de ser EDUCADORA!

Bom dia do trabalho companheiros!