Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As melhores capas de disco de samba

Já que estamos em ritmo de Carnaval, aproveito para divulgar aqui uma lista muito itneressante que vi no blog do Murilo Campos: as dez melhores capas de disco de samba de todos os tempos.

Selecionei as minhas preferidas:

01. Cartola - Verde que te quero rosa (1977) 
Um close da cara feia do Cartola tomando café com sua xícara verde e pires rosa, cigarro na mão, óculos escuros e só.


03. Aracy de Almeida - Noel Rosa (1950): Uma das capas mais bonitas da discografia brasileira. O autor é Di Cavalcanti. Este é o disco com o qual Aracy resgatou Noel, que andava esquecido: de 1937, ano de sua morte, até 1949, as músicas de Noel receberam apenas 19 gravações, pouco mais de uma por ano." Trecho retirado de "as mais belas capas de discos"


04. Paulinho da Viola - Bebadosamba (1996)

Além da capa, o conteúdo é de primeira e vem com um brinde: um poema batucado:
"Um mestre do verso de olhar destemido,
disse-me uma vez com certa ironia:
Se lágrima fosse de pedra, eu choraria
Mas eu, Boca, como sempre perdido
Bêbado de sambas e tantos sonhos
Choro a lágrima comum,
Que todos choram
Embora não tenha nessas horas,
Saudade do passado, remorso,
Ou mágoas menores
Meu choro, Boca,
Dolente por questão de estilo
É chula quase raiada
Solo espontâneo e rude
De um samba nunca terminado
Um rio de murmúrios da memória
De meus olhos. E quando aflora,
Serve antes de tudo
Para aliviar o peso das palavras,
Que ninguém é de pedra"

08. Roda de Samba (1973)
Uma roda de samba literalmente! Armaram uma batucada e gravaram. A capa é uma espécie de mosaico em estilo africano. 

Quem quiser ver toda a lista, pode acessar o texto integral aqui

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Curtinhas para debate


Lixão
O aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, vai - finalmente - ser desativado e deixará de funcionar a partir de dezembro deste ano. Quem assistiu o documentário "Estamira", do Marcos Prado, sabe que as condições de operação do aterro sanitário eram lastimáveis. Jardim Gramacho é o maior aterro sanitário da América Latina, foi criado em 1976  recebia 8 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 60% vinham do município do Rio. Lá trabalham 5 mil catadores de lixo, em condições pra lá de insalubres. O plano oficial é capacitar e qualificar esses catadores e dar uma bolsa de seguro desemprego (vamos ver se isso sai do papel...). Já era hora de desativarem Gramacho.... a pergunta que fica é: o que vão fazer com todo o lixo que ia pra lá? Vão criar um "novo Gramacho" em algum lugar mais longe? Já está na hora do Rio de Janeiro ter uma solução melhor (e sustentável) para o lixo, que não seja jogar em aterros sanitários e se conformar em ter catadores em condições desumanas remexendo o lixo da cidade para sobreviver.

Remoções
A prefeitura do Rio começou a remoção da Favela do Metrô na Av. São Francisco Xavier, que ficava ali entre a linha de trem e a do metrô. Eles começaram a ser removidos para um conjunto habitacional do programa Micha Casa, Minha Vida na rua Visc. de Niterói na Mangueira. Parece que faz parte do projeto de urbanização "Morar Carioca na Mangueira", que ainda não tem data prevista para começar. Já tem reclamações de alguns moradores sobre as condições das novas casas, como alagamentos.
Sempre desconfio desses processos de remoção e reassentamento, ainda mais se vêm acompanhados de promessas de projetos de urbanização que ainda não saíram do papel. Não identifiquei ainda o interesse da prefeitura na remoção... mas certamente tem algo por trás. Alguém aí tem alguma notícia sobre isso?

Transporte em Copacabana
Quem mora em Copacabana ou passou por lá recentemente já percebeu que vêm mudanças no trânsito por lá. Vai entrar em funcionamento um novo esquema na Av. Nossa Senhora de Copacabana. Das quatro faixas para veículos, as duas da direita vão ser exclusivas para ônibus e as duas da esquerda para carros, vans, ônibus e tudo mais. A idéia é criar um corredor expresso para os ônibus. Até aí, tudo bem. Mas as mudanças vão além... O número de pontos de ônibus serão reduzidos de 26 para 18 e a frota total de ônibus será reduzida (sim, reduzida) em 25%, especialmente na hora de rush.
Não sei não... pode ser que meu raciocínio parta de premissas equivocadas. Mas sempre achei que para melhorar o trânsito deveríamos aumentar a frota de transporte coletivo e diminuir a circulação de carros particulares. Certo? Que bem vai fazer para a população que pega ônibus e não anda com seu carro particular (enchendo as ruas, ocupando espaço e contribuindo para o efeito estufa com a emissão de mais CO2) ter menos pontos e menos ônibus rodando, especialmente no horário que é mais necessário? É pra fazer o povo andar mais até o ponto e ir em pé até em casa? Alguém pode me explicar a lógica disso?

ECAD e o Carnaval
O ECAD, para quem não sabe, é o órgão responsável pela cobraça e pagamento de direitos autorais de músicas. Para tocar ou reproduzir música em local público, você deve pagar uma taxa de direitos autorais ao ECAD, que faz depois o repasse para os compositores. Não vou entrar aqui na discussão de como é feito o cálculo, a arrecadação e a distribuição... Mas o fato é que todos andam bastante descontentes com isso, tanto os que tem que pagar direitos, como os que tem que receber. A última notícia que li foi sobre os Blocos de Carnaval de rua do Rio. O Carnaval de rua é uma das maiores festas populares do Brasil (senão a maior de todas...), e botar um bloco na rua não é pra qualquer um. Dá muito trabalho, e custa dinheiro. Os blocos vivem correndo atrás de fundos, vendendo camisetas, fazendo ensaios pré-Carnaval pagos, e pedindo patrocínio. O movimento da prefeitura é o de botar "ordem" no Carnaval e, tentando se "ordenar", os blocos foram procurar o ECAD para ver quanto devriam pagar de direitos autorais. A quantia é obscena... pra inviabilizar qualquer bloco de sair. O ECAD cobrou da Banda de Ipanema este ano nada menos do que 900 mil Reais! Ano passado, para o bloco Devotos da Madá o valor pago ao ECAD representou mais da metade do custo total do desfile. Que tal o ECAD, a prefeitura e os blocos sentarem para discutir isso e chegar a uma solução viável?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mubarak renuncia; multidão festeja

Um dia após anunciar o "fico" em pronunciamento à TV estatal, o presidente do Egito, Hosni Mubark, renunciou ao cargo nesta sexta-feira. Ele estava havia 30 anos no cargo. A renúncia foi anunciada pelo vice-presidente Omar Suleiman, que também deixou o governo. O governo será exercido por um conselho das Forças Armadas. Segundo uma fonte da Agência Reuters, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, vai chefiar o Conselho Militar. De acordo com a rede de televisão Al Jazeera, Conselho Militar vai demitir o gabinete e suspender as duas casas do Parlamento. A TV acrescentou que o Conselho Militar vai administrar o país com o chefe da Suprema Corte Constitucional.Mubarak tentava uma saída honrosa, mas não resistiu à pressão da população, há mais de duas semanas aglomerada na praça Tahir, no Cairo, e em diversas outras cidades do país. Relatos dão conta de que 14 milhões de egípcios saíram às ruas nesta sexta-feira exigindo a renúncia de Mubarak. Logo após o anúncio, os milhares de manifestantes festejaram agitando bandeiras, gritando, rindo e se abraçando. "O povo derrubou o regime", gritava a multidão na Praça Tahrir, de acordo com relato da agência Reuters. O fato é que essa renúncia abriu espaço no cenário político mundial para outras manifestações populares de insatisfação em relação ao governo, não só no mundo Árabe, mas em outras partes da Ásia e África e na Europa. Hoje já foram anunciadas passeatas e mobilizações contra Berlusconi (acusado de estupro - no Brasil corrupção de menor - e contribuição para prostituição infantil) em mais de 30 cidades em todo o país. Será ele o próximo? Já vai tarde.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Salve Madiba!!



Há exatamente 26 anos atrás, no dia 10
de fevereiro de 1985, o líder do
movimento
negro sul-africano, Nelson Mandela, que
estava preso desde 1962, renunciou a
liberdade que o governo lhe ofereceu, caso
abandonasse a luta armada. Mandela
acabou tornando-se
um símbolo da igualdade de direitos e da
justiça.
Amanhã, o militante mais famoso da luta
contra o apartheid celebra 21 anos de
liberdade, após passar 27 anos nas
celas do regime segregacionista da
África do Sul.
Vida longa "Madiba"!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

McEvil, McDeath, McFat... McDonald's!

Recebi por e-mail uma reportagem que noticiava que o Ministério Público do Trabalho tinha multado o McDonald's no Brasil por exploração do trabalho infantil e não cumprimento das leis trabalhistas. Queria colocar uma notinha na lateral do blog sobre isso, no "fotos e fatos", e fui fazer uma pesquisa de imagens no Google. As imagens que apareceram no resultado da busca foram tão engraçadas, ou surreais, que decidir fazer um post sobre isso.
Vocês vão notar que existe uma associação direta entre McDonalds e o mal (a palavra evil, em inglês, aparecia associada a muitas imagens), o demônio, à morte e à obesidade. Tem imagens bizarras, sombrias, toscas e engraçadas. Algumas feitas com bom humor, outras para chocar e talvez ter algum impacto sobre os hábitos alimentares das pessoas.
Aqui abaixo, vai a minha seleção das melhores imagens:

Mc Lanche Infeliz 

Mc Serial Killer

Uma das minhas preferidas... sem comentários, né?


Suuuuuper size me! (1)

Suuuuuper size me! (2) 

Suuuuuper size me! (3)

Compensação


Mc Art

Hum... Ronald McDonald é bizarro. Michael Jackson é bizarro. Logo... 

O fim.

Mc Donald's chga à Áfica!!

Fecho com essa, que é o que eles mereciam. Cadeia neles!!

VIA URBANA: habitantes do mundo unidos pelo direito à cidade!

O Fórum Social Mundial 2011 stá acontecendo neste momento em Dacar, no Senegal. Um dos eventos mais importantes é a Assembléia Mundial dos Habitantes, que busca a articulação de um grande movimento internacional pelo Direito à Cidade, a Via Urbana. (O nome, claro, está inspirado no movimento rural Via Campesina). Abaixo, o texto de convocação para o evento.

Convocamos a Assembléia Mundial dos Habitantes (FSM Dakar, 2011), espaço comum e necessário para a conquista do Direito à Cidade, assumindo um papel de liderança na defesa de nossos ideais e interesses. Ou seja, em direção à Via Urbana.
Em todas as cidades e no campo enfrenta-se uma crise estrutural, decorrente da implementação de políticas urbanas subordinadas ao capital transnacional, que se expressa em uma infinidade de problemas: a perda da função social das cidades; a mercantilização dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais; o aprofundamento das desigualdades sociais, econômicas e de gênero; a anulação da participação da sociedade e ausência de democracia na tomada de decisões de interesse público; o aumento da criminalidade, apesar do aumento da violência policial e militar; o aumento exponencial do despejos forçados como um pilar do urbanismo capitalista; a criminalização dos movimentos sociais e a marginalização das boas práticas de construção social do habitat; a degradação ambiental, levando os pobres a viver em áreas de risco; o abandono dos governos em estabelecer marcos regulatórios na defesa do direito à moradia estabelecidos a nível nacional e internacional; a ineficácia da ONU-Habitat, ocupada em fortalecer sua burocracia, abrindo espaço para o capitalismo especulativo responsável pela bolha imobiliária.
Diante dessa situação, surgem em todo o mundo iniciativas de organizações sociais, redes de habitantes que resistem heroicamente ao despejos, combatem as privatizações e a liberalização do setor da habitação, ocupam imóveis urbanos vazios e terrenos baldios, defendendo solidariamente o direito à habitação e à cidade. Também constroem alternativas que prefiguram diversos modelos passíveis de se converterem em políticas públicas urbanas e rurais, para alcançar um desenvolvimento humano sustentável; muitas dessas experiências são acompanhadas e fortalecidas por governos locais, acadêmicos e profissionais comprometidos.
Isso demonstra a extraordinária capacidade e a maturidade dos movimentos sociais urbanos de participar, de forma criativa, eficaz e solidária, na busca de soluções para os diversos problemas urbanos e rurais.
No Rio de Janeiro, no âmbito do Fórum Social Urbano, essa gravíssima situação foi analisada pelas organizações de habitantes de África do Sul, Argentina, Bangladesh, Brasil, Europa, Gana, Haiti, Itália, México, Nigéria, Peru, República Dominicana, Rusia, Senegal, Uganda, Venezuela, Zimbábue e las redes AIH, Jubileo Sur, HIC e CCS.
Partilhando os princípios reconhecidos, entre outras, na Carta do FSM e na Carta de São Salvador, na Assembléia Mundial dos Habitantes (México, outubro de 2000) e na Assembléia Mundial dos cidadãos para um mundo solidário e responsável (Lille, outubro de 2001); fundamentando esta proposta na Chamada para a unidade dos movimentos sociais urbanos, os habitantes democráticos e comprometidos com a sociedade demos um passo decisivo para superar as declarações definindo estratégias e ações coletivas, o que implica dotarmo-nos de um programa, uma forma de organização e fortalecimento de alianças que garantam o sucesso da nossa luta.
Este é o sentido mais profundo de convocar a ASSEMBLÉIA MUNDIAL DOS HABITANTES em Dakar em 2011, no âmbito do FSM como espaço comum e necessário para trocar nossas experiências, partilhar análises e definir estratégias conjuntas de lutas e alternativas, desenvolver e adotar uma plataforma e um plano de ação que unifique nossos esforços para contribuir para a conquista do Direito à Cidade, assumindo um papel de liderança na defesa de nossos ideais e interesses. Ou seja, em direção à VIA URBANA.

Com base nessa análise acordamos em:
  • integrar o Comitê Promotor Unitário Global e constituir em toda parte os Comitês Promotores Unitários Nacionais e Regionais da Assembléia Mundial dos Habitantes, Dakar 2011;
  • estender a convocatória a outros movimentos sociais, ONGs, instituições acadêmicas, governos democráticos do mundo;
  • instituir uma plataforma internacional em defesa de todos os nossos direitos;
  • definir mecanismos de coordenação, informação e comunicação, possibilitando o desenvolvimento desse processo democrático;
  • promover a presente Chamada em espaços alternativos, especialmente em Fóruns Sociais regionais e temáticos que acontecerão até Dakar 2011.
Finalmente, reafirmamos nossa convicção de consolidar a unidade e convocamos à solidariedade entre todas as organizações, respeitando a diversidade, o multiculturalismo e a sua autonomia.

HABITANTES DO MUNDO UNIDOS PELO DIREITO À CIDADE!

Texto retirado do site www.habitants.org

sábado, 5 de fevereiro de 2011

É HOJE!!



OLÁ GALERA!!
AS MENINAS ESTARÃO HOJE NO ENSAIO DO MULTIBLOCO ÀS 16 HORAS.
O evento marcará o lançamento do enredo e da camisa de 2011.
HOUVE UMA PEQUENA MUDANÇA! O BLOCO ESTARÁ NA FEIRA DO LAVRADIO, SENDO ASSIM, A CONCENTRAÇÃO SERÁ NA RUA DO LAVRADIO COM A AV. CHILE!
vem o Multibloco ai
garantindo uma alegria sem igual
Inovando na pintura,
música, literatura,
renovando a arte neste carnaval
Nasceu na Lapa
uma ideia excelente
original, envolvente
pra mexer com essa cidade
Novas histórias
novas bossas
nova gente
um espaço diferente
reunindo a novidade
Na Mem de Sá
com autores e pintores
artistas, compositores
nova arte vai surgir
No carnaval
chega uma nova batucada
e a galera animada
pergunta:
Quem vem ?
[e eu respondo lá vem]
vem o Multibloco
garantindo uma alegria sem igual
Inovando na pintura
música, literatura,
renovando a arte neste carnaval

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Amuleto que guarda quem é de lutar


Comprei na semana passada o CD de estréia do Gabriel Cavalcante, que toca no Samba do Trabalhado e na roda de samba da Rua do Ouvidor. O CD se chama "O que vai ficar pelo salão" e traz sambas inéditos. Algumas composições do prórpio Gabriel, e muitas parceirias de Renato Martins e Roberto Didio.
Recomendo!
Na caixa de som abaixo, vocês podem ouvir "Seu Camafeu", a música que abre o CD e que contém o verso que destaquei no título.



Seu Camafeu
(Gabriel Cavalcante e Roberto Didio)

O samba chegou na primeira hora
Raiando lá fora
É o meu coração
Na dor que o tambor do jongueiro aflora
Conduz pela mão as auroras
Reza de lei
Meu samba está sempre por aí
Seu Camafeu
Berimbau tá chamando pra bulir
Seu Camafeu
Berimbau tá chamando

O samba é a folha cromada de Gege
Amuleto que guarda quem é de lutar
Rosa feito os lábios de Capiba
É cor de frevo
É a chama nos olhos do negro
Meu samba é a chama nos olhos do negro

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá,...

Olá queridos leitores!
Pegarei carona nas ondas da postagem da nossa menina Rê, que deixou aqui a sua linda homenagem a tão famosa Rainha do Mar, para postar mais uma canção, que considero lindíssima, composta por Paulo César Pinheiro, que no vídeo a seguir está interpretada na voz encantadora de uma outra rainha, Maria Bethânia.
Odô Iyá Iemanjá!
IEMANJÁ RAINHA DO MAR

Quanto nome tem a Rainha do Mar? Quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá.

Onde ela vive? Onde ela mora?

Nas águas, Na loca de pedra, Num palácio encantado, No fundo do mar.

O que ela gosta? O que ela adora?

Perfume, Flor, espelho e pente Toda sorte de presente Pra ela se enfeitar.

Como se saúda a Rainha do Mar? Como se saúda a Rainha do Mar?

Alodê, Odofiaba, Minha-mãe, Mãe-d'água, Odoyá!

Qual é seu dia, Nossa Senhora?

É dia dois de fevereiro Quando na beira da praia Eu vou me abençoar.

O que ela canta? Por que ela chora?

Só canta cantiga bonita Chora quando fica aflita Se você chorar.

Quem é que já viu a Rainha do Mar? Quem é que já viu a Rainha do Mar?

Pescador e marinheiro que escuta a sereia cantar é com o povo que é praiero que dona Iemanjá quer se casar.

Dia de festa no mar

Hoje, dia 02 de fevereiro é dia de Iemanjá, orixá do mar, a "mãe cujos filhos são peixes". Aqui no Brasil é chamada de "rainha do mar".
Fica aqui nossa singela homenagem.



Iemanjá, desperta
(Martinho da Vila)


Desperta do seu dique num mar de amor
E toma conta dp seu povo sofredor
Que oriundo das grandes nações do além-mar
Trouxeram tanta crendice pra cá
Trouxeram a cultura popular
Eu sei que você mora na Bahia
Mas cuida desse Rio de Janeiro
Que tem gente colorida
Se exibindo pro turista
Gente que mesmo sofrida
Cai no samba a noite inteira
Você conhece a mentalidade brasileira
Iemanjá! Iemanjá!
Iemanjá! Iemanjá!
Já mandei preparar o saveiro
Pra no dia dois de fevereiro
Lhe mandar presentes
Também muitas flores
Além de perfumes
Com muitos adores
E vai ter batuque pra lhe cultuar
Iemanjá
Iemanjá, desperta!