Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010: ESTÁ NA HORA DE DECIDIR...

As eleições batem à nossa porta e quando o assunto é discutir política muitos batem com a porta na nossa cara, fecham a porta e não nos deixam entrar, fingem não ter ninguém em casa para não abri-la, enfim, o fato é que no Brasil muitos não querem se abrir para discutir política, ou quando “discutem” não argumentam e ai fica difícil...

Mas estamos aqui para meter o pé na porta e entrar para falar de política. Até mesmo porque em poucos dias vamos escolher um novo presidente para o nosso Brasil varonil.

E como a política é o estranho ato que nos reúne para nos opor. Vamos abrir o debate!! J

Não é segredo para ninguém que eu sou DILMA ROUSSEFF nestas eleições desde criancinha, porque antes de tudo eu ainda sou LULA DA SILVA. Só essa afirmação já é motivo para um monte de queixumes. Mas o fato é que não vejo como ser diferente.

Muitos amigos dizem que não visualizam outra opção senão anular o voto nas eleições 2010. Respeito a decisão de cada um, mas não concordo. Não me vejo numa conjuntura política sem alternativas, pelo contrário, vejo o Brasil e a América Latina vivendo uma conjuntura política bem interessante. Não sei ainda onde esses caminhos darão, mas por enquanto estou gostando de caminhar...

Muito bem, vamos às análises dos nossos candidatos. Podemos dizer que temos três candidatos de destaques, Marina Silva, Dilma Rousseff e José Serra.

Começarei pontuando o meu carinho pela Marina Silva. Gostaria de ter mais um “SILVA” no poder! A Marina tem o meu respeito e simpatia, é boa gente. Foi ministra do Lula e desempenhou um bom trabalho, uma guerreira das causas ambientalistas, estaria incluindo, certamente, uma política de maior sustentabilidade, fato que o Brasil precisa discutir e trabalhar mais. Entretanto, confesso que o fato da Marina ser evangélica deixa-me um pouco preocupada. Calma minha gente! Não tenho nada contra os evangélicos. Nada mesmo! Porém, fico na dúvida de qual seria a sua postura com relação a algumas questões importantes como a liberdade de expressão das religiões afro-descendentes, o homossexualismo, o aborto, dentre outras questões que sabemos que a Igreja dela é contra. Quero deixar claro mais uma vez que não tenho nenhum tipo de preconceito com os evangélicos, tenho inclusive alguns amigos evangélicos muito queridos, mas no caso da Marina, fica a dúvida de até que ponto a sua religião não interferiria em determinadas ações políticas. Apesar de achar que ela teria a lucidez de separa os assuntos. Sendo assim, Marina teria o meu voto se tivesse chances de ganhar.

Como Marina não está no páreo, ficamos com a disputa DILMA X SERRA. E ai meus amigos, começo a ouvir uma série de críticas que muitas vezes causam-me espanto e a razão dessa postagem é justamente abrir as minhas vísceras e não meu coração aos meus caros leitores.

Ouço uma série de argumentos para não votar na Dilma e anular o voto. Porém acho esses argumentos inconsistentes, distorcidos quando não são falsos mesmo!

O primeiro argumento e muito comum por sinal é que no Brasil não há mais diferença entre a direita e a esquerda. Que por o Serra ou a Dilma no poder é a mesma coisa.

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO.

Não dá para falar isso brava gente do meu Brasil!!!

Uma das características da esquerda é ser a posição política que tem como objetivo a diminuição das desigualdades sociais, ou seja, é a luta para se obter uma maior inserção dos desfavorecidos. Os meios para se atingir esses objetivos mudam com o tempo e com a conjuntura política de cada país.

O discurso de que não existe mais uma política de esquerda no país é muito baseado nas coligações políticas que ao longo do governo Lula foram sendo estabelecidas. Concordo que para quem viu Carlos Prestes apoiando o Lula nas eleições no final da década de 80 e olhar agora o Sarney, o mesmo Sarney que jogou nas costas do trabalhador as conseqüências das crises bizarras que o Brasil sofreu na década de 80 no seu governo, apoiando o PT é de dar calafrios. Mas não podemos esquecer que o Brasil tem um sistema político mega complexo, para não se falar mega confuso, e desta forma, exige que vários partidos se reúnam em coligações que lhes garantam maioria parlamentar. Sei que isso dá uma sensação ruim. Mas no momento não temos alternativa.

Neste contexto, vários amigos ciscam dizendo, “então se é para ganhar as eleições dessa maneira é melhor não ganhar!” Não concordo com isso!

Meu povo, não podemos esquecer que a política é um jogo. Muitas vezes temos que mexer com peças que não são as melhores opções, mas são as alternativas para aquele momento. Sendo assim, temos que ter os olhos abertos, porque se ficarmos criticando as coligações do PT de uma lado de maneira cega, não obserrvamos que do outro lado do tabuleiro temos o Serra com o apoio majoritário da direita e da extrema-direita como ACM Netto, Orestes Quércia, Heráclito Fortes, Demóstenes Torres, Álvaro Dias, Arthur Virgílio, Agripino Maia, André Pucinelli, dentre outros que são todos de direita e todos serristas, isso para não falar no folclórico Índio da Costa, vice de Serra. Meus queridos leitores, se avaliarmos toda essa galera do mal que está do outro lado junto com o Serra o José Sarney vira Che Guevara.

E por falar em Che Guevara, vamos ao outro tópico de polêmica sobre a possível candidatura da Dilma. O famigerado discurso que a Dilma foi terrorista. Ai, ai, ai meu pai! Não aguento mais ler sobre isso!! Primeiro, não há provas que a Dilma tenha participado de ações terroristas. Segundo, qual é o problema de se pegar em armas para lutar? A Dilma fez parte de grupos de resistência à ditadura militar, que bom, e que este grupo praticou ações armadas. O Serra também fez parte de um grupo de resistência à ditadura, a AP (Ação Popular), que também praticava ações armadas, mas o Serra não pegou em armas para não desarrumar o cabelo. Então, temos de um lado a Dilma que fez uma resistência armada, foi presa e torturada e por isso e outros fatores é rotulada de terrorista, do outro lado temos o Serra que fez resistência pregando discursos e correndo do fogo e por isso vira o ativista correto. Essas críticas são muito inconsistentes! Vamos combinar? A luta desses jovens, mesmo que discutíveis, que pegaram em armas contra a ditadura, ajudou a restabelecer a democracia neste país e essas pessoas deveriam ser motivos de orgulho, não de vergonha e críticas levianas.

Outro discurso comum nas críticas sobre a candidatura da Dilma é que as coisas boas do governo Lula começaram no governo FHC. Todo governo herda políticas e programas dos governos anteriores. Sendo assim, o governo Lula deu continuidade ao programa de assistência social do FHC, o Lula unificou, aperfeiçoou e melhorou de uma forma tão superior que discutir que quem deu início foi o FHC torna-se irrelevante. As melhorias sociais desenvolvidas no governo Lula são indiscutivelmente superiores as melhorias estabelecidas nos governos anteriores. Os números dizem tudo! No governo FHC a mobilidade social foi de 2 milhões, no governo Lula 27 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza. O salário mínimo no governo do FHC era de 64 dólares, no governo Lula passou para 290 dólares. A geração de empregos no governo FHC foi de apenas 780 mil, na era Lula foram gerados 12 milhões de novos postos de trabalho. Sem falar no programa Fome Zero, onde o Lula propôs a redução da fome no país e conseguiu. E não conseguiu porque ocorreram ações assistencialistas apenas, a redução foi fruto de uma série de medidas de redução da exclusão social promovidas pelo programa fome zero.

Mesmo assim insistem em dizer que isso não é um governo de esquerda.

Sendo assim, dizer que o governo Lula é uma continuação do governo FHC e que o governo Serra será uma sucessão desse processo é doloroso!

Existem várias outras críticas sobre o governo Lula e a sua sucessora, mas o fato, meus amigos, que devemos pensar com muita atenção é que inevitavelmente a partir de outubro teremos um novo presidente que irá reger a política do Brasil por quatro ou mais anos e por isso, precisamos pensar e atuar de forma consciente.

Darei para vocês duas boas justificativas finais para votarem na Dilma:

1- Se é para ter alguém no poder, que seja escolhido pelo menos aquele que está mais próximo do seu lado de luta e de pensamento.

2- Os jornais, as revistas e a televisão falam muito mal da Dilma e muito bem do Serra e esse é um outro bom motivo para votar nela e não nele! :)

32 comentários:

Dani disse...

Oi meninas!!

Justamente por causa das eleições ando sumida do mundo. As coisas aqui na agência estão em ritmo beeem acelerado. E olha que ainda não começaram as gravações dos programas de rádio e tv...rsrs.

Passada esta fase estarei por aqui outra vez!

Bjokas!

Patricia disse...

Passada essa fase nada!!!
Queremos saber das fofocas dos bastidores!!! :)
Conta, conta, conta!!
Rsrsrsrs...

Fidel disse...

Tia, não gostei não.

1. Marina Silva do PV?? Eca!! Partido do Zequinha Sarney e Siquis, do Fernando "Choque de Capitalismo" Gabeira. Não rola. Fora que a MArina é evangélica. A última coisa que precisamos no Brasil é de uma evangélica no Planalto.

2. Sarney é IGUALZINHO à toda cambada direitista que você citou. Igual, igual, igual: coronel, nepotista, reacionário.

3. PT de esquerda? Já foi o tempo. Desde 1988 que não é assim. É um partido do sindicalismo-populista. E só.

4. Diferenças entre Serra e Dilma? Sim, existem. Ele vai partir para cima dos movimentos sociais e atacar o funcionalismo público como um todo (sem fazer uma análise mais refinada do problema - afinal, o funcionalismo público TEM problemas). Em termos de política externa vai estar juntinho ao Obama em qualquer coisa. No geral, é a mesma coisa: bolsa-esmola, juros altos, carga tributária nas alturas, defesa do agronegócio, etc, etc.

Patricia disse...

Sabia Fidel que ia mexer nos seus calos!!! Hehehe...
Estou um pouco enrolada com a volta ao trabalho, mas volto aqui com calma para esclarecer alguns pontos e conversarmos mais sobre isso!!!

Salve Fidel!!! :)

Patricia disse...

Como prometi, voltei!

Meu Fidel querido!
1- Concordo com você que o Sarney é um lixo, igual aos demais citado. Apenas quis pontuar que se ficarmos criticando essas alianças apenas e não agirmos de forma estratégica a nossa política poderá desandar, ainda mais... Gostaria sim de um esquerda mais "pura", mas por enquanto não estou acreditando nisso.
2- Também tenho medo de uma evangélica no poder, afinal não sei quais caminhos tomariam as lutas dos homossexuais, das religiões afrodescedentes, da questão do aborto, dentre outras. Mas, politicamente falando, reafirmo, não acho ela ruim.
3- Quanto as diferenças entre o Serra e Dilma, não vejo os dois com as mesmas propostas políticas. Acho sim, como você disse, que o Serra voltará a abrir as pernas para os EUA e acho que a Dilma manterá a política externa do Lula de fortalecer as conversas com os BRICs, países asiáticos e africanos. Ela vai manter os programas sociais do governo Lula sim e o Serra pretende investir verbas públicas no "Ministério da Segurança Pública" que ele disse que criará para atuar no combate às drogas e crimes organizadas. EU NÃO QUERO UM EDUARDO PAES NA PRESIDÊNCIA. Choque de Ordem a nível nacional é demais para mim.
Enfim, sei que você pretende votar nulo, mas pense com carinho meu revolucionário querido! :)
Taty, dá um jeito nessa criança!!
Vou terminar com alguns dados de um artigo que eu li esta semana. Acho que esses números dizem alguma coisa!
Beijinhos para todos!!

Geração de empregos:
FHC/Serra = 780 mil x Lula/Dilma = 12 milhões
Salário mínimo:
FHC/Serra = 64 dólares x Lula/Dilma = 290 dólares
Mobilidade social (brasileiros que deixaram a linha da pobreza):
FHC/Serra = 2 milhões x Lula/Dilma = 27 milhões
Risco Brasil:
FHC/Serra = 2.700 pontos x Lula/Dilma = 200 pontos
Dólar:
FHC/Serra = R$ 3,00 x Lula/Dilma = R$ 1,78
Reservas cambiais:
FHC/Serra = 185 bilhões de dólares negativos x Lula/Dilma = 239 bilhões de dólares positivos.
Relação crédito/PIB:
FHC/Serra = 14% x Lula/Dilma = 34%
Produção de automóveis:
FHC/Serra = queda de 20% x Lula/Dilma = aumento de 30%
Taxa de juros:
FHC/Serra = 27% x Lula/Dilma = 10,75%

Anônimo disse...

Pô, eu também vou votar nulo, Paty...

Mas prometo pensar na possibilidade de votar na Dilma em um (bem) provável segundo turno Dilma X Serra...

E mais: Se a Dilma fosse terrorista, aí sim eu votaria nela convicta!!! hahaha

Beijo, minha cabo-eleitoral favorita (a ÚNICA mesmo,hahaha!)!!

Fidel disse...

Minha opinião: Serra é pior que a Dilma. :)

Patricia disse...

ENTÃO FIDEL!! CONCORDAMOS!!! :)
SERRA É PIOR QUE A DILMA!!!
Independente de concordar comigo, NÃO DEIXE O SERRA O GANHAR!!! :)
VOTE DIIILLMMAAAAAAA!!!!

Patricia disse...

O PLÍNIO deu show no debate!!
Não vi todo o debate, mas o pouco que vi, só deu Plínio!
Muito bom!!
Mas ficou muito claro, o que já sabíamos, o Serra é o presidente das elites. Não podemos retroceder dessa maneira!
Ao perguntar sobre a prioridade do governo dele, SAÚDE, EDUCAÇÃO ou SEGURANÇA. O filho da puta, opta por segurança. ÓBVIO!! Saúde não é problema para a burguesia, educação menos ainda. É necessário SEGURANÇA, para proteger os bens adquiridos por essa galera.
Ao perguntar sobre o possível aumento da jornada de trabalho, ele responde que quem deve discutir e decidir SÃO OS SINDICATOS, ou seja, os empresários. Quando que os sindicatos, hoje, são representatividades fiéis dos trabalhadores. QUANDO??? Aaaaahhh...
E a cereja do sandae, foi quando perguntaram sobre o plebiscito das propriedades rurais e ele respondeu CATEGORICAMENTE, que não deve mexer nisso, porque o Brasil já tem muitas terras desapropriadas e o que deve-se resolver primeiro é fazer uma reforma agrária dessas terras, ou seja, FODA-SE que os latifundiários permanecerão concentrando terras.
São por essas e outras, que eu repito: NÃO PODEMOS DAR CHANCES DESSE HOMEM GANHAR!!!
Também tenho uma série de ressalvas sobre o governo Dilma, mas tenho certeza que não será esse LIXO!
Obrigada queridos!
Foi só um momento de catarse!
Rsrsrsrs...

Felipe disse...

Vamos lá que esse assunto me ferve....

1- Um governo Marina Silva eu não quero. Sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente foi pifia e desastrosa. Ela desmontou todo um sistema do aparato institucional do Meio Ambiente já fragilizado e não colocou nada consistente no lugar. Ao longo do governo em momentos que ela teve que escolher entre o meio ambiente e o PT, ela optou muitas vezes pelo segundo (quase sempre). Não podemos esquecer que ela foi um dos últimos ministros do Lula que entrou no primeiro dia de mandato lá em 2003 que saiu apenas em 2008 em virtude de uma simples disputa de poder com o Mangabeira. Ou seja, sair pelos transgênicos, pela Usina do Madeira, pela transposição do São Francisco entre outros nem pensar. Mas enfim... sua imagem de fragilidade, de boa moça pega que nem chiclete e "pra história" ficou que ela saiu porque ela é boa que defende o verde e o Lula é mal que defende o desenvolvimento. Ah! O receio dela ser evangélica e depois não saber separar as coisas é real e imediato...tenho umas histórias sobre isso...depois eu conto.

- Paty, Paty.... as alianças espúrias são de todas as partes. Sarney é escória, é a ancora que deixa o Maranhão e o Amapá miseráveis. Então não tem desculpa em se aliar com o PMDB. Putz! Michel Temer como vice? Para com isso! O Temer hoje é o símbolo do PMDB e de tudo o que é podre na politica. Ai perceba a sua opinião: vc basicamente coloca em oposição do PSDB e o PT, ao falar das alianças espúrias do lado de lá e do lado de cá. Ou seja: no final das contas os dois partidos mais parecidos que temos hoje é o PT e o PSDB e o que não presta é com quem eles se unem. Ou seja de novo: se tivéssemos um projeto de país e não de poder, o PT e o PSDB estariam juntos hoje, sem precisar abrir as pernas para o PMDB que, como se sabe, independente de quem ganhe, o PMDB vai estar dentro.

- Outra coisa: acho qu o Lula foi o melhor presidente que o país teve. E como isso é triste perceber. Mas não percamos de vista que o governo Lula surfou uma ótima onda no cenário econômico mundial. O que hoje em dia conta demais. Teve mérito...teve sim. E o que fez o governo Lula ser melhor que o de FHC? Foi uma atenção um pouco maus apurada com o lado social. Nada de muito grande não. Mas enfim, só pra completar: a diferença entre um governo Dilma e Serra será mínimo. A diferença no Brasil hoje entre posição e oposição é mais ou menos a que vemos entre Republicanos e Democratas nos EUA. O que mudam são as virgulas.

- Acho que o Fidel falou algo que o Serra atacaria o serviço público. Como assim: MAIS DO QUE FEZ O LULA? Pra quem não sabe, o Lula sindicalista foi o primeiro presidente do país a cortas salários de grevistas, a buscar na justiça declarar as greve ILEGAIS entre outras barbáries que o FHC (que tb queria fazer isso) não teve coragem de fazer. Então em termos de ataque do Serra, não tenho medo não. Mas que o funcionalismo público precisa de uma mexida a isso precisa mesmo.

- O Plinio foi ótimo no debate! Mas vou votar nulo tb!

Meninas queridas, estou voltando!
Beijos e há braços!

Felipe

Felipe disse...

Ah! só mais uma constatação: meus amigos, o esquema está montado! A disputa na eleição é quem vai mandar no esquema. Então, Dilma ou Serra estão comprometidos com muitas $$$coisas que nem sonhamos em saber.

Então prefiro não ser refém do menos pior ou da minha cabeça que ainda tenta (eu confesso) acreditar que o PT é diferente e votar NULO!

Patricia disse...

Meu querido Felipe!!
Seja bem vindo mais uma vez!!

1- Com relação a Marina, não vou discutir com você que é o homem da mata! :) Com certeza vc que está ai no meio do turbilhão deve ter uma visão mais apurada do que a nossa que está do lado de fora. Para mim, tinha ficado uma impressão de um trabalho melhor, mas posso estar equivocada.

2- Meu povo querido!! Não estou dizendo que as alianças de um lado são melhores que as alianças do outro. NÃO ESTOU DEFENDENDO O SARNEY! NUNCA!!! Rsrsrs... Apenas quis pontuar (de maneira irônica)e talvez não ficou claro, que estão caindo em cima dessas coligações do PT, que são bizarras, concordo em grau, gênero e número, mas não podemos esquecer que o que tem do outro lado é pior! Porque digo pior, porque do outro lado só tem a extrema direita! Só tem a a galera que vai defender os latifundiários, as elites empresariais dominantes, os interesses das multinacionais etc. Como você mesmo disse Felipe, o governo Lula foi o melhor que tivemos. Claro que foi LONGE do que esperávamos. Claro que teve um monte de corrupção, apoios inesperados, alianças nunca imaginadas etc, etc, etc... Mas mesmo assim, foi o governo que teve um olhar maior para o povo. E a minha campanha a favor da Dilma, não é porque eu acho que ela seja A CANDIDATA, não é porque eu acho que ela tenha uma proposta fenomenal de mudanças. É porque eu acho que haverá uma diferença entre o governo dela e do Serra. A diferença será pequena? SERÁ. Mas quero apostar na mínima luz que vejo neste contexto. No momento meus queridos temos um PT vendido, temos um PSOL com propostas interessantes, mas sem força ainda e toda a corja já conhecida. Neste contexto, não adianta votar no Plínio porque não tem chances nenhuma. A Marina tb não tem e agora o Felipe me deixou cheia de dúvidas (Vou até reescrever esta parte do texto rsrsrs) Ficamos com Serra e Dilma. Não tem jeito, um dos dois entrarão. Sendo assim, fico com ela e não com ele.

3- Essa não é uma eleição feliz! Não há aquele sentimento de esperança gostoso que existia nas disputas entre Lula X Collor e Lula X FHC. Há aquele sentimento de medo, de não saber o que vem pela frente e de tentar contar com a sorte de que os aspectos positivos do governo Lula (que são as diferenças) sejam aprimorados. Ilusão da minha parte? Talvez. Mas no momento é a única coisa que tenho para apostar.

Beijos carinhosos para todos!!

Patricia disse...

Lipe, também sofro dessa crise de renúncia do PT.
Como é difícil dizer que não sou mais petista! Como dói!!
Eita vida cruel!!! :)

Felipe disse...

Paty, perceba: o que quero destacar não é a comparação entre as alianças do PT e do PSDB. Nao tenho porque defender o PSDB, muito pelo contrário. O Serra é o primeiro que eu não voto.

O que digo é o seguinte: o PT já deu claros sinais de que se tiver que se aliar com a tal extrema direita que vc fala, eles não exitarão. Se pra dar governabilidade precisar se aliar ao DEM, não tenha dúvida que vão se juntar. Pelo que se apresenta, apenas com o PSDB é impossível! Coisas de ego....saca?

Henri disse...

Ai, gentes...detesto a idéia de votar nulo. Me sinto como se estivesse renunciando a um direito que foi tão suado pra conseguir. Mas dessa vez não tem jeito, acho que vai ter de ser assim mesmo. Desculpa ferir seus sentimentos, Paty, mas não confio e não gosto da Dilma, por n motivos, inclusive já citados, e outros pessoais. Também não confio e não gosto do Serra (acho que conviver numa São Paulo tucana me faz antipatizar ainda mais com ele). Marina, neeeeem pensar.
Daqui pra outubro ainda tem muita água pra rolar, mas por enquanto, mesmo com coração apertado, meu voto vai pro Macaco Tião.

Henri-beijo

Patricia disse...

É Lipe...
Eu luto para não acreditar nisso: PT+DEM
Mas mesmo assim, por acreditar, assim como você, que o Lula, apesar dos pesares, foi o melhor presidente que tivemos, votarei na Dilma!
E que Deus nos abençoe!! :)

Patricia disse...

HENRI!!!
Bom te ver por aqui de novo!!
As meninas estavam sentindo falta desta pimentinha!!!
Beijinhos minha flor!!!

Obs.: Aceito o seu voto nulo, desde que seja apenas no primeiro turno! :)

Anônimo disse...

1. Marina nããããããããão!

2. O Plínio foi ao debate para ZOAR e, justamente por isso, foi muito engraçado... Engraçado ver a Dilma se explicando feito uma pecadora no concessionário: "padre, me perdoa pois pequei contra o socialismo defendendo o patronato e o empresariado" HAHAHAHA muito bom!

3. A Dilma foi TOSCA no debate! Confusa querendo ser clara, contraditória querendo ser coerente com o "passado do PT", pé-de-boi tentando ser mãezona (assume a truculência, cacete! Soca a mesa, qual o problema?) enfim, não convence.

4. O Serra não surpreendeu. Dançou conforme a música e foi exatamente como eu esperava. Picolé de chuchu, elitista, classita, etc etc etc

5. Acho que com mais alguns comentários a gente convence a Paty de não votar na Dilma... vamo lá gente!!! hehehe


6. FELIPE!! Que bom tê-lo de volta!!

7. HENRI! Fica, fica, fica!!!

Beijo, beijo!

Henri disse...

Em tempo: acabei de assistir O Bem Amado e adorei!! Muuuuuito bom! O Nanini dá um show, Mateus Nachtergaele ótimo, como sempre. As cajazeiras não podiam ser outras que não Zezé Polessa, Andréa Beltrão e Drica Moraes. O Zeca Diabo me deixou com medo! =)

O mais louco é pensar que o roteiro original foi escrito há quase cinquenta anos, durante a ditadura, e continua atual...Sucupira é o Brasil. Putzgrila voadora!!
Beijos

Henri disse...

Ah, sem contar no bêbado, que é a cara do Sérgio Mallandro! Glu glu! =)

Patricia disse...

Hahaha...

Não adianta Taty!!
Não morro de amores pela Dilma, mas o meu ódio pelo Serra é tão grande que a transforma no meu "bem querer"!

Meus queridos, entendam-me, adoraria votar em algo que efetivamente fosse a minha representatividade. Mas, depois de anos, não tenho... :(
Estou começando a achar que era mais feliz quando o Lula perdia as eleições... Pelo menos eu tinha o sonho...

"Lula, porque me abandonaste?"
Hehehehehe...

Mas confirmo: Não acho o barbudinho de todo ruim!! Pecou feio!! Ahhh... Como pecou!!! :(

Dani disse...

Paty, querida!

Anos de eleição são sempre anos de muito stress e mau humor pra mim. Talvez porque trabalho muito de perto com essa coisa e tenho acesso direto as técnicas de manipulação utilizadas pelos marketeiros para elegerem seus clientes; o assunto sempre acaba em política mesmo que depois uma muqueca maravilhosa em pleno domingo e enfim...

O fato é que eu também vou votar nulo e os motivos são diversos e já colocados aqui. Mas em especial justifico que não voto na Dilma porque ela pra mim representa o Lula e todas as alianças podres que ele fez. As minhas esperanças de dias melhores foram pelo ralo no dia em que vi o Lula de mãos dadas com o ser que mais repugno na vida que o Sarney. Nunca vou esquecer dessa dessa cena. E meu ódio por ele é tão grande pelo que ele fez com a minha terra que Dilma ou qualquer outro político que o tenha como aliado se tornou uma extensão dele pra mim.

Tô acompanhando o debate de vocês aqui e só resolvi me manifestar pra dizer que concordo com seu último comentário porque eu também adoraria votar em algo que efetivamente fosse a minha representatividade. Mas, depois de anos, não tenho... :(

Também estou começando a achar que era mais feliz quando o Lula perdia as eleições... Pelo menos eu tinha o sonho...

Embora a Claudinha me condene sempre, e diga que não foi sempre assim, que a nossa geração pode não ver essa mudança mas que as próximas podem sim ser mais felizes politicamente, eu não tenho mais sonhos!!

Bjos!

Anônimo disse...

Gente... o problema É a própria REPRESENTATIVIDADE...

...

Putzgrila voadora!! Ha! Adorei!

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Gente,
estou mega super hiper enrolada e não tenho contribuido muito com o blog nem com as disucssões... Mil desculpas.
Rapidamente, queria dizer que concordo totalmente com o que a Paty expôs no post dela.
Já votei nulo em algumas eleições. Hoje, penso diferente. Não quero abrir mão de algum grau de escolha. Não acho que tanto faz quem está lá, e portanto que dar minha contribuição para que pessoas que eu acho melhores politicos (ou menos piores em muitos casos) ganhem.
Acho que para vereador, deputados estadual e federal e senador, sempre dá pra escolher alguém... então não há porque anular o voto aí.
Pra prefeito, governador e presidente, às vezes é dificil escolher alguem com quem realmente nos identificamos ou em quem acreditamos. E acho que o voto tem que ser ideológico, por afinidade política. Voto em quem eu acredito, mesmo que não tenha chance de ganhar. Isso é ótimo. Pro primeiro turno.
O segundo turno eu tenho encarado de forma bem pragmática. Voto em quem eu acho melhor, ou menos pior.
Existem sim muitas diferenças entre Serra e Dilma. E o Serra será um presidente muito pior do que a Dilma em relação a aspectos que me são caros: política social, relação com a sociedade civil e movimentos socias, relação com as elites e as grandes empresas, incentivo à universidade e à pesquisa.
Eu não quero o Serra na presidência. Vai ser muito pior. Por isso, meu voto no primeiro turno é no Plínio, por principio e afinidade politica. Mas é na Dilma no segundo turno.
Eu não quero abrir mão de escolher quem vai governar o país nos próximos anos.
Não acredito mais no voto nulo como forma de protesto. Acredito hoje em outras formas de mobilização, e vivo e pratico elas no meu cotidiano.
Mas é isso aí, vamos esquentando o debate até chegarem as eleições.
Beijo!

Fidel disse...

Aforismas:

1. Voto nulo é protesto sim. É uma forma de marcar posição contra TODA a estrutura de democracia representativa de merda que nós temos aqui.

2. Votar nulo é defender o meu direito de dizer: NENHUM de vocês me representa. Nenhum mesmo.

3. Aprendi que a questão não é escolher o menos pior, nem como alcançar uma vitória, mas como conseguir a melhor derrota.

4. A melhor derrota é aquela que amplia as margens de manobra para a sociedade civil e para os movimentos sociais.

5. Brasil: país cronicamente inviável (pelo menos pelos próximos 500 anos).

6. Alguém aí REALMENTE acredita em partido político? (A tati eu sei que não... kkkkk)

Patricia disse...

VALEU RÊ!!!
Estava a caminho da análise, quando você chegou para me apoiar! Hehehe...
É isso ai amiga!! Não acho a Dilma uma maravilha, mas também vejo diferença entre um governo Serra e Dilma!
Além disso, acho que depois de tantos anos de ditadura e de luta pela democracia neste país, não podemos anular o nosso voto de bobeira.

Fidel, concordo com você que o voto nulo é uma forma de protesto, que ele representa a sua insatisfação com todas as opções de escolhas. Entretanto, entendo a Rê ao dizer que não acredita mais no voto nulo como forma de protesto, porque o seu voto nulo vai cair no vazio. O O seu voto nulo, junto com o da Taty, da Dani e de outras pessoas não vai impugnar as eleições. Ao final teremos uma pessoa que estará guiando esse país por mais quatro anos. Sendo assim, eu quero exercer o meu direito de escolher o Serra fora da cadeira presidencial.
Isso faz uma diferença!!
Lembro-me há alguns anos quando votei, acho que foi no Cabral, para não deixar o Crivella entrar no governo. Putz... Odeio o Cabral, mas o Crivella não dá!! Essa era uma situação onde eu tinha na minha frente duas grandes merdas, mas mesmo assim, optei em usar o meu voto contra aquele que eu considerava o mal maior. Votei quase chorando de raiva!
Lembro que naquela época, várias pessoas fizeram a mesma coisa. Odiavam o Cabral, mas votaram nele para não dar margens para uma vitória do Crivela. Eu acho isso mais válido do que anular.
Se eu tivesse a certeza que havia uma corrente nacional pelo voto nulo e que ele teria um peso nas eleições, eu seria a primeira a anular também, mas não há... O voto nulo não vai prevalecer... Logo não vou jogar o meu voto no lixo!
É uma triste, porém verdadeira realidade.
Beijos meus queridos!!!
Também estou enrolada mas eu volto!!

Fidel disse...

Meu voto nulo é uma satisfação pessoal... aushuahsuhauhsu

Mas é claro, etre Cabral e Crivela eu tb votei no Cabral. Tudo contra os evangélicos fundamentalistas.

Patricia disse...

Fidel!!
No fundo, no fundo, bem lá no fundo, profundo da sua alma você concorda comigo... :)
Mas o seu temperamento CRI CRI da velhice potencializada ao milésimo grau da estratosfera da paciência humana NÃO PERMITE ASSUMIR!!!

Hahahahahahahaha...

Fidel disse...

As novas pesquisas me trouxeram um alento: a Dilma vai ganhar no primeiro turno. Então não precisa do meu voto para impedir a eleição do Serra. QUE BOM!!!!!!!!!!!! POsso votar nulo com toda a tranquilidade do universo.

Ah... governo Lulla e Dilma não é de esquerda, né? Vamos combinar... no máximo um centrão populista vai.

Patricia disse...

UM CENTRÃO POPULISTA, que no fundo você aposta!!

Hehehehe...

Ponto Final! :)