Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

terça-feira, 1 de março de 2011

O que você gostaria de ver mudar no Rio de Janeiro?

Hoje, dia 1° de Março é aniversário do Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa comemora hoje 446 anos de vida. Eu sou apaixonada por essa cidade, sua energia, sua vida, sua paisagem, sua cultura, seu povo. Eu sou carioca de nascimento, de coração, corpo e alma.

Mas sabemos que o Rio, apesar de cidade maravilhosa, enfrenta muitos problemas. Segregação, exclusão social, violência policial, desigualdade, pobreza, fome, crianças fora da escola, falta de serviços básicos como saúde, transporte e educação, e por aí vai...

Mas, como diz a canção, "São Sebastião do Rio de Janeiro ainda pode se salvar". Então, coloco para vocês leitores (cariocas ou não) a seguinte pergunta: o que deveria mudar no Rio de Janeiro para que ele se tornasse uma cidade melhor? Qual é a cara do Rio ideal, o Rio que você quer ver?

O Rio que eu quero...

- é uma cidade inclusiva e integrada, onde seus habitantes tem acesso a tudo que a cidade deveria oferecer de melhor (moradia digna, saúde, educação, lazer, natureza etc)
- recicla o lixo: em todos os bairros (inclusive nas praias) todo o lixo é devidamente separado, selecionado e coletado e reciclado por cooperativas, reduzindo os impactos ambientais e gerando renda. O côco seria coletado para fazer maravilhsoas toalhas e tecidos feitos de fibra de côco, um artesanato muito apreciado no nordeste... por que não tambem no Rio?

E você? Como é o Rio que você quer?

Por último, uma homenagem à cidade. Um clipe com a música "Saudades da Guanabara" (Moacyr Luz, Aldir Blanc e Paulo Cesar Pinheiro) na voz da maravilhosa Beth Carvalho.




5 comentários:

Alexandre disse...

A gente vê as mazelas se perpetuarem desde sempre. Quando eu zanzava ali no Catete, na adolescência, lotação já parava fora do ponto e você tinha que correr atrás. Que nem hoje, com o tal BRS, vulgo "Viação Canela". Nem se falava em lixo reciclado, mas tinha lixo paca, que nem hoje. A cidade, porém, resiste. Eu quero que ela fique assim, perene, com menos tapumes, menos privatização das praias e das alegrias do povo (como o carnaval), menos preconceito, menos táxis e mais gentileza. Aula de música e de escrita pra molecada, que tem talento aí escondido paca. Se puderem dar um jeito nos trens, maravilha. Um direto até Oswaldo Cruz, sonho. O resto, o que vier, é lucro.

Fidel disse...

Eu quero neve no inverno. Para compensar o calor fdp do verão. :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati disse...

HAHAHAHAHAHAHA!!!! Boa, Fidel!

Henri disse...

Rê, desculpa, mas eu estou tão no clima folia que só consigo responder essa pergunta de uma forma:

Eu quero o Rio mais perto de mim!! =)))