Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Não vai no de serviço... Se o social tem dono não vai..."


Olá queridos leitores!!
Hoje é mais um dia para colocarmos nas nossas agendas e não esquecermos!
O dia 21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
A ONU instituiu esse dia em memória ao Massacre de Shaperville. Para quem não conhece essa tragédia histórica farei um breve resumo. No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.
A revista Carta Capital da semana passada, trouxe uma matéria assustadora, onde os números apresentados na reportagem demonstravam que ao longo dos anos houve um aumento significativo do número de assassinatos e suicídios entre os negros no Brasil.
Essa matéria, mais uma vez revela, que o racismo, infelizmente, ainda é um retrato muito forte da nossa sociedade. Precisamos mudar essa imagem e para isso, precisamos mudar muitas atitudes!
Para brindar esse dia de luta e reflexão deixarei com vocês os sensatos versos do Jorge Aragão...
QUEM CEDE A VEZ NÃO QUER VITÓRIA!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Paty! Adorei: "QUEM CEDE A VEZ NÃO QUER VITÓRIA!!" Muito bom!

Isso praticamente não foi divulgado pela mídia brasileira, certo? Eu, pelo menos, estive em casa na segunda e não vi ou li nada... Será porque temos o 20 de novembro??
Eu sou daquelas que acha super válido a existência dessas datas. Por mais que pareça piegas e que remeta à piadinhas como (tem 364 dias do homem e 1 da mulher... em referência ao 8 de março) é importante pela história que explica a data, pela reflexão (nem que seja por 24 horas), simplesmente para "não ceder a vez!".
Uma pena essa não ser uma data mais explorada em nosso calendário... O placar ainda está muito desigual. Há muito que se fazer aqui por essas bandas em termos de redução de discriminação RACIAL (muitas vezes disfarçada de discriminação econômica).

Agora, me explica o título da postagem, porque eu não entendi... :P

Patricia disse...

Taty,
também concordo com você!!
Essas datas não resolvem o problema, mas têm o seu valor!

O título faz referência a letra da música também!!

Que faz uma relação a simbologia, também racial, do elevador de serviço.

Eu pensei em colocar como título o verso que você gostou, acho super forte! Mas achei a metáfora com o elevador de serviço mais simbólica!!
Talvez tenha ficado tão simbólica que não dá para entender!! Hehehe...

Anônimo disse...

É que eu não vi o vídeo (ops!) foi mal... hehehe.

Não sou muito fã do Jorge Aragão, sabe (que a Sheylla não me ouça!)...
A voz dele é maneira, tal, mas não gosto muito... vi que era ele e aí não me animei... hehehe... :P

Mas, tá mais do que explicado: Ótimo título para um ótimo tema!

Renata disse...

A gente já discutiu um pouco sobre a importância da existência dessas datas aqui falando sobreo dia internacional da mulher. É muito importante sim, porque cria um "momento" de reflexão, luta e mobilização.
Também estivemos aqui debatendo recentemente o tema do racismo no Brasil por causa da polêmica em torno dos textos do Monteiro Lobato. No Brasil e no mundo, ainda existe sim preconceito racial, atitudes e práticas racistas, e até políticas públicas discriminatórias. Portanto, um dia de luta é muito bem vindo!
E essa música do Jorge Aragão, Paty, foi muito bem lembrada! É ótima, adoro!