Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

terça-feira, 16 de março de 2010

O REI NU...

Prezados meninos e meninas do meu país. Nestes últimos dias estamos envolvidos, principalmente os meninos e meninas daqui do Rio de Janeiro, com as discussões acerca do futuro dos royalties do petróleo do nosso estado.

No meio desse bafafá todo fiquei curiosa em saber o porquê do uso dessa palavra – royalties – e incorporando um espírito a La Carlos Walter, fui buscar e epistemologia da bendita expressão e descobri que royalties deriva de royal, que significa “da realeza” e que royal era o direito que os reis tinham de receber o pagamento pela extração de minerais feita em suas terras.

Pois bem, percebemos que os anos se passaram, muita coisa mudou na história, mas o “REI” permanece no poder reclamando pelo seu ROYAL. E agora é a vez do rei, “Serginho Malvadeza” reclamar pelo seu Royal e dos inúmeros reais que poderá perder o seu reino da Guanabara.

Hoje, o Rio de Janeiro e seus municípios (em especial aqueles que fazem fronteira com a bacia de Campos) são os mais beneficiados com os royalties, já que o estado é o maior produtor de petróleo do país e possui as maiores reservas nacionais do produto. Esses royalties são calculados mensalmente para cada campo produtor e mensalmente esse dinheiro é destinado ao nosso estado e este fato, tornou a economia do Rio de Janeiro altamente dependente desta receita. Daí o motivo de tanto alarde nos últimos dias.

O curioso é percebermos o seguinte. De acordo com o nosso digníssimo rei “Serginho Malvadeza”, a retirada dos royalties do petróleo do RJ, dará um baque nas finanças fluminenses de uma bagatela de nada mais nada menos que R$7,5 bilhões. Segundo o “Malvadeza”, esse dinheiro é destinado para a saúde pública, meio ambiente e aposentadoria.

Agora eu lhes pergunto meus caros leitores: Alguém percebeu esses investimentos na melhoria da qualidade de vida da população e da conservação do meio ambiente? Se alguém viu isso. MOSTRE-ME URGENTEMENTE!!! Pois estou em crise achando que estou vivendo uma cena “saramalesca” de cegueira coletiva.

Acho que é muito evidente que esses recursos estão caindo num caixa dois do governo e sendo usados em qualquer coisa, menos nas melhorias dos setores da saúde pública, previdência e meio ambiente.

Olhando nas entrelinhas desse processo podemos entender um pouco melhor as lágrimas do nosso governador, ops... do REI.

11 comentários:

Anônimo disse...

Menina Paty, adorei seu texto!!
Estava pensando no nosso “senhor de engenho” Sérgio Cabral e no seu fiel escudeiro Eduardinho, mais conhecido como "Dudu-meu-tudo", hoje mesmo, enquanto, engarrafada no Centro do Rio às 19h, tentava voltar para casa...
Nosso querido governador chorou, esperneou, implorou e no final largou o verdadeiro motivo (além do caixa dois do estado, é claro, Paty, concordo com sua interpretação, é IMPOSSÍVEL que esse dinheiro seja BEM aplicado nesse estado): "precisamos do dinheiro para cumprir as metas para a copa e as olimpíadas!" Ahhhhhhhh, bom!
Logo vi...
Seginho, Dudu, arrumaram a sarna? Agora se cocem, rapazes! Se cocem bastante!!
Sabem o que estou achando disso tudo? Muito bom. Tomara mesmo que o Rio perca esses royalties. Ao que tudo indica, e os nossos números e dados de saúde, educação, infra-estrutura urbana etc. comprovam, os frutos da atual distribuição não tem sido bem empregados por nosso governo. Logo, nada mais justo do que tentar que esse dinheiro (vejam bem TENTAR) seja aplicado em melhorias para outras cidades do Brasil. Vai que rola?
Há muito tempo o Rio de Janeiro parou no tempo e vive às custas do petróleo. Vimos isso (eu e a Paty) trabalhando numa pesquisa de IC na época de faculdade. Quem carrega esse estado é o petróleo e, se isso se revertesse em proventos tão vultosos, era para o Rio estar asfaltando até poste! Hospitais de última geração, escolas bem equipadas, professores BEM PAGOS. Alguém já procurou saber quanto ganha um professor do estado do RJ? Façam. Agora nosso governador convoca passeata para "defender o nosso petróleo"!
E ele promete: Não vai convocar a polícia, a cavalaria e a tropa de choque para bater em NINGUÉM. Bater ele só bate em professor baderneiro que faz passeata na Rio Branco... Tsc, Tsc, Tsc...

Fidel disse...

Manifestação puxada pelo Estado contra o Estado: essa pós-moernidade é foda....

Bom saber q as pessoas não vão tomar porrada da PM. Os "puliça" vão descansar para bater nos próximos manifestantes...

Unknown disse...

Fico vendo a convocação e com um risinho bem no cantinho da boca penso: "bem feito". Ano passado, quando os professores do Estado (eu, inclusive) protestávamos contra um aumento dado em seis parcelas durante seis anos, o querido Serginho mandou a poliçada descer o cacete na gente. E agora, José? Na Educação é que ele não está investindo essa grana do petróleo mesmo. Isso eu vivo no meu dia a dia. Então deve estar na saúde, ou no meio ambiente... O a vcs acham? Rs.

Renata disse...

Essa história estava merecendo um post mesmo! Muito bom, Paty!

Palhaçada...parece até piada... investindo na educação, saúde e meio ambiente? Podia ter escolhido outras áreas pra usar no discurso, né? Com essas aí não dá pra enganar não. Com esse salário de fome do professor?

E essas confusões por causa de copa do mundo e olimpíadas estão só começando...muitas aguas ainda vão rolar.

Felipe disse...

Me parece justo você dividir os ganhos do petróleo com o país todo. Assim como parece justo que uma parte maior do bolo fique com os Estados produtores.

Enfim, até entendo o desespero de se perder 5 bilhões por ano. Não é pouco.

Acho que no final vai sair uma proposta meio termo... a prefeitura de Boca do Acre no Amazonas aguarda ansiosa mais essa teta pra mamar!

Patricia disse...

Olá menin@s!!
1° Taty e Alê, também estou adorando esse circo!!
2° Alê, vamos falar de coisa séria aqui... Salário do professor do estado já virou piada!! :) VERGONHA!!!
3° Taty e Rê, já sabia desse desespero dos dois quanto a copa e olimpíadas. Se esses eventos já iam feder por aqui, imaginam agora? Chupa essa manga!!!
4° Fidel, será que nós poderíamos convocar os "puliças" pra bater neles?
5° Felipe, pode acrescentar mais dois bilhões e meios aos seus valores!! A chapa é quente!!
6° Também acho justo que o estado produtor fique com uma parte maior do bolo, afinal os impactos, principalmente sociais, são IMENSOS. Vejam a situação de Macaé, os preços de tudo aumentaram horrores, uma favelização de dar medo, aumento da criminalidade e outras cositas mais. Sendo que esse dinheiro não é investido em nada disso e dá muita raiva ouvir esse discurso safado do nosso governador, vermos o povo indo às ruas defender isso, ou melhor, indo às ruas para ver show e saber que o Eduardo Paes começou o seu discurso dizendo: "não vamos estragar a FESTA com discursos..."
FESTA? Como assim cara-pálida? Não era para ser uma manifestação política?
Meu povo, falar de política neste país é cada vez mais doloroso...
Mas a gente tenta...

Patricia disse...

Amigos, tem trilha sonora homenageando o nosso governador no nosso cachorrinho... Passem lá...

Fidel disse...

A foto da Claudinha tá meio bizarra, hein? :)

Patricia disse...

Você é implicante hein Fidel!!! :P

Picaretas da Távola Redonda disse...

Tati, a ai? Como foi a qualificação? A limonada tava doce?... se é que vc me entende!

Anônimo disse...

A mistura limonada com chá preto estragou antes de ir ao copo... ninguém se refrescou, se é que você me entende... hehehe