Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Santo e Orixá



Embora o CD já tenha sido lançado há algum tempo, apenas recentemente tive o prazer desta descoberta. Como nunca é tarde para descobrir o que é bom, aqui vai uma dica musical, mesmo que tardia: o CD Santo e Orixá de Gloria Bomfim.
Navegando por blogs alheios, conheci a história de Gloria. Não conhecia a cantora, nem de nome. Mas a história me tocou.
Gloria era cozinheira e mãe de santo. Gostava de música, em particular de samba. Seu compositor preferido era Paulo César Pinheiro. Um dia, deixa a Bahia e vem para o Rio de Janeiro. O destino mexeu seus pauzinhos e ela foi trabalhar para o casal Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro. E trabalhou durante alguns anos na casa do compositor sem saber que ele era ele. Um belo dia, ela trabalhava na cozinha e assobiava um samba quando Luciana fez uma brincadeira: "ô mulher, pare de puxar o saco do patrão". Gloria não entendeu e foi perguntar o que ela afinal quis dizer com aquilo... Só então descobriu que o "Seu Paulo" era o Paulo César Pinheiro, ele mesmo, seu compositor favorito. O desfecho dessa história é o CD Santo e Orixá que traz Gloria cantando canções de Paulo César Pinheiro, todas elas abordando temas ligadas ao candomblé.
Me impressionei com a história, confesso que também me encantei com a idéia de um repertório todo do autor tratando do tema, e imediatamente tratei de encomendar o CD. Valeu a pena. Fiquei maravilhada. Gloria tem uma voz expressiva e singular. Como escreve Luciana Rabello no CD, "Seu canto primitivo, forte, verdadeiro, despretensioso e absolutamente intuitivo é um diamante bruto que representa, de forma emocionada, a cultura dos terreiros de candomblé, trazida pelos negros africanos e mantida aqui pelos mestiços brasileiros."
A trilha que abre esse post é a música que abre e dá nome ao CD: Santo e Orixá. Espero que gostem.

7 comentários:

Henri disse...

A-D-O-R-E-I!!!
Onde eu compro esse cd?? =)

Pati, quando eu for no Rio de novo, me leva numa roda de samba das boas?

Beijos

Renata disse...

Henri!
Eu encomendei na Livraria Folha Seca aqui no Rio. Dá uma ligadinha pra lá... de repente eles te enviam pelo correio!
Quero ir nesse programa da roda de samba também!
Beijo!

Anônimo disse...

Eu tambéééééééééém!!!!!

Patricia disse...

Rê, bela descoberta!!

Henri e demais meninas, levá-las em uma roda de samba será um prazer!!
É só marcarem!!
Henri, quando voltas aos solos cariocas? Da última vez nem nos vimos!!! :(
Beijinhos meninas lindas!!

Fidel disse...

Pô, saiu o novo do Gangrena Gasosa!!! ESSE vale a pena comprar!!!
:)

Henri disse...

Pati, acho que pra maio vou pintar por aí.
Aviso vocês coooom cerveja!
Beijos =)

Patricia disse...

OBAAAAAA...

Avisa sim!!

Saudades 1000 de tu menina!!! :)