Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

sexta-feira, 26 de março de 2010


QUERO O DIREITO AO ÓCIO!!

Estamos sempre apressados, atrasados, estressados, numa louca e absurda correria que chega a comprometer a nossa saúde e a nossa felicidade.

Por isso, rebelo-me neste momento, largando todo o trabalho que me escraviza para a liberdade da vida com os meus saudosos e queridos amigos...
Rê, minha querida menina, faça o mesmo!!!
Largue tudo e venha ao nosso encontro!!
Pois o tempo passa... E como passa...

A pressa além de ser inimiga da perfeição (apesar de não querer atingi-la e não acreditar nela) é inimiga do bem-estar. Ao fazermos tudo desesperadamente perdemos os detalhes da vida, desprezamos as minúcias que fazem os dias melhores, entramos no automatismo, na desatenção...
A frase que eu mais acredito é que tudo tem seu TEMPO...
Sendo assim, acredito que a vida é uma ESPERA... Esperamos no mínimo nove meses para nascer, tivemos que esperar anos para nos tornarmos adultos, esperamos o amanhecer do dia e a chegada da noite, esperamos pelas estações do ano, por um grande amor, esperamos o metrô chegar à estação, esperamos por dias melhores sempre, esperamos por uma nova grande ideia, esperamos ansiosamente pelo final de semana. Enfim, ESPERAMOS, ESPERAMOS, ESPERAMOS...
Desta forma precisamos ter o tempo como nosso aliado e não o nosso adversário!
Não quero ser escrava do tempo...
Quero ser dona do meu tempo!
Quero que a minha vida transcenda o espaço limitado das horas, dos dias e dos anos. Luto para poder ter tempo! Tempo para os amigos, tempo para a família, tempo para a cerveja, tempo para o livro, tempo para o ócio... Por isso, entristeço-me quando não consigo esse tempo. Por isso, revolto-me com a correria desse mundo pós-moderno louco, que eu não criei, mas que insiste em me devorar!!
Para mim, conseguir essa ampliação do tempo significa a ampliação da vida...

Assim começo essa postagem, que é muito mais um desabafo que uma reflexão!
Cada vez mais fico indignada com essa vida corrida que vivemos!

23 comentários:

Livia Daflon disse...

Paty,
Compreendo toda a sua angústia, amiga!
No caso, o meu problema não é tempo : tenho um final de semana a cada dois dias de trabalho. O que me aflige é a enorme responsabilidade que tenho em mãos no trabalho! Isso sim, pesa...Ah, como pesa!!! Queria ser, como vc disse, menos escrava disso. Queria que esse peso fosse menor.Aí sim, teria cabeça para viver a minha vida pessoal com mais tranqüilidade e serenidade, porque nem só de responsabilidade e dinheiro vive uma mulher...rs

Apoiadíssima!!!

Bjs

Patricia disse...

Pois é minha amiga, mas essa dinâmica de trabalho que te exige ao extremo buscando sempre te consumir ao máximo devora-te o tempo.
Afinal, você trabalha dois dias e folga dois, porque senão você surtaria.
Sendo assim, ao dizer que "tempo não é um problema para você", não acredite nisso, não se iluda, pois ao final o seu trabalho te consome tanto que mesmo você trabalhando apenas metade do mês, você não consegue gozar do seu tempo!
Ao ler o seu comentário, lembrei-me dos pensamentos do sociólogo polonês Bauman, onde em um dos seus "livros líquidos" :) ele enfatiza a problemática da fragilidade das relações humanas em virtude dos mecanismos acelerados de produção e consumo. Estamos vivendo nesses "tempos líquidos" uma esquizofrenia, onde as relações estabelecidas desenvolvem uma sociedade que por mais que procure construir algo sólido nesta vida caótica, acaba produzindo mecanismos de destruição.
A começar por nossas ações diárias, onde a falta de tempo, o cansaço e o esgotamento do dia a dia, nos faz ler menos, relaxar menos, conversar menos, PENSAR MENOS...
Isso me dá medo!
Confesso...

Anônimo disse...

É, RÊ!!!!
Sentimos sua falta na reunião relâmpago de sexta!!! Saudadeeeeess!

Ouvi uma reportagem no rádio, essa semana, dizendo que pesquisas indicam que, nos últimos 5 anos, as mulheres estão navegando mais na internet, mas, por outro lado, estão lendo menos...

Não é o nosso caso, né, gente?

Aliás, estamos contribuindo justamente para o contrário!! hehehe

Livia Daflon disse...

Tatiana,
Vou confessar!
Navego muito na internet, mas ler que é bom, necas...Por isso, procurei unir o útil ao agradável , entrando nessa onda dos blogs...Assim, escrevo o que eu penso e leio o que os outros pensam tb...Sou do mundo dos cálculos e me arrisco um pouco nas palavras...Percebi que a hora já tinha passado e que eu precisava por em prática isso...rs

Patricia disse...

Essa pesquisa Taty não está levando em consideração que temos um UNIVERSO de possibilidades de leitura na internet. Estou descobrindo, um pouco atrasada, os livros que podemos baixar via internet para os nossos computadores. Tem obras inteiras disponíveis na internet. Sem contar nos jornais, revistas e afins, que praticamente só leio por aqui...
Não acredito que uma coisa possa reduzir a outra...

Patricia disse...

Livinhaaaa...
Bem vinda ao mundo das palavras!!!
Mergulhe sem medo, neste universo!!
Aproveite para ler um post mais antigo da Taty "Faltava eu! Aqui estou! Ela faz uma abordagem sobre o desafio de escrever...

Anônimo disse...

Então, a pesquisa dizia justamente isso... nem sempre as pessaos que estão navegando estão necessariamente lendo algo... estão baixando filmes, seriados, assitindo vídeos e, principalmente, música.
É claro que a internet ampliou as possiblidades de acesso à leitura, não diminuiu. O problema é que a "cultura da facilidade e praticidade" (que importamos dos EUA) acaba fazendo com que muitos prefiram assistir "Crepúsculo" no DVD, à ler o livro (nada contra quem gostou do filme, apesar de eu achar esse tipo de historia um saco)... Mas acho que uma coisa acaba puxando a outra: Provavelmente muita gente quis ler os livros após ver o filme, e assim por diante. Não dá para generalizar!
Livia, ler é maravilhoso! Tomara que isso se torne um vício na sua vida! Seja muito bem vinda ao "Três meninas". Quando quiser sugerir um tema, sinta-se à vontade!!!
Beijo, beijo!

Fidel disse...

Eu baixo muita coisa da internet para ler... livro e artigos os mais diversos possíveis. Encontro coisas do arco da velha, como por exemplo um arquivo zipado com os exemplares de um jornal anarquista publicado durante a Guerra Civil espanhola em 1936. Adoro isso.

Mas nada melhor do que ler um livro. Odeio ler na tela do computador. Eu preciso do contato com o papel. O meio ambiente que me perdoe, mas derrubar árvores para fazer papel é essencial :)

Patricia disse...

Fidel,
compre um daqueles aparelhinhos digitais para armazenamento e leitura de livros. Esqueci o nome da parada!
Aqui em casa tem um, não é muito caro e é incrível!! Ele é fininho do tamanho de um livro e a tela não tem o brilho de uma tela de computador. Vc baixa os livros para o computador e depois transfere o arquivo para o "livro digital". É uma invenção INCRÍVEL!!!
Assim você tem uma "biblioteca digital" em suas mãos e a FLORESTA agradece!! :)

Fidel disse...

Eu gosto de papel... sou conservador, lembra? Tradicionalista até a medula... kkkkkkkkkkkk

Patricia disse...

Ai meu Deus!!
Mais um!!!
Vou para o analista! :)

Renata disse...

Pois é meninas, uma pena não poder ir ao encontro de sexta.
Temos que fazer do tempo nosso aliado sim! Usar o tempo a nosso favor, e usá-lo da melhor maneira possivel. As vezes trabalhando, mas também nos divertindo, vendo os amigos, ou simplesmente fazendo nada...
O ócio é bom. Quantas coisas novas não pensamos enquanto estamos "de bobeira", sem correr pra nada, simplesmente divagando?

Juliana (A Tuca!) disse...

Não é de hoje que a vida é essa maratona.
Na minha opinião só é assim tb pq as pessoas se convencionaram a esse ritmo frenético.
É a luta pela sobrevivência que impõe ao ser humano essa necessidade de trabalhar, se aprimorar, para então alçar outros vôos.
E como a galera se adaptou ao embalo, que administre seu tempo!
Ouvi que é aí que percebemos o grau de importância das coisas.
Pq diante da falta de tempo somos automaticamente forçados a nos programarmos e é nessa programação que incluímos atividades que gostamos de fazer.
Por mais que o tempo seja curto, para o que REALMENTE nos interessa, sempre haverá espaço reservado.
O blog tá lindo!
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Viu, Felipe??!!!

"Tá lindo!"
"Tá lindo!"
"Tá lindo!"
"Tá lindo!"

Buuuuuu!

Patricia disse...

É isso ai Rê!!!
Viva o ócio!!! :)))))
Você fez falta!! :(
E por falar nas coisas "novas que pensamos" quando estamos de bobeira, eu acredito que esse ritmo frenético imposto, principalmente para nós sobreviventes do mundo subdesenvolvido, é uma estratégia de poder!! Porque na boa meu povo, essa dinâmica não deixa tempo para pensar, se articular, criticar, quase nada...
Cria-se uma massa quase programada para a alienação...
É sinistro!!

Patricia disse...

Tuquinha!!!
Faltava você!!!
Apareça mais!!!

Viu, Felipe??!!!

"Tá lindo!"
"Tá lindo!"
"Tá lindo!"
"Tá lindo!"

Buuuuuu!

Henri disse...

Ai, gente...eu também tô bem cansada. Estou cansada de correr freneticamente para o futuro, sabem? Ufa! Pára o mundo que eu só quero dançar! =)
Sobre a questão de ter menos tempo pra ler, depois que me mudei pra Sampa, optei por não ter tv a cabo em casa, justamente pra não desviar o meu tempo da leitura, senão, só dá a Henri vendo aquelas séries bobas que ela adora. Como eu não tenho muita paciência pra tv aberta, estou conseguindo até manter um ritmo razoável pra leitura e voltei a fazer minha promessa de começo de ano: vou ler, pelo menos, 10 livros em 2010. Estou começando o terceiro. Nada mal pra quem chega a trabalhar até 12 horas por dia ;).
P.S.: Ai, Pati...também sou ecologicamente incorreta, no caso da leitura. Concordo com o Fidel, nenhum aparelhinho me convence de que pode ser melhor do que sentir o cheiro do papel, tocar as páginas, olhar o acabamento do livro, sublinhar uma frase que te marcou, colocar um marcador de página cheio de estilo pra te lembrar onde você parou...O meio ambiente que me perdoe, mas eu gosto de livros de papel. :)
Beijos

Patricia disse...

Henriiiii...

Vou parar o mundo para você sambar até a sola do sapato gastar!!! :)

Mas vamos combinar que pra isso você tem que vir para o Rio, né? :)

Beijoooooosssss

Henri disse...

"Vem que passa
Teu sofrer
Se todo mundo sambasse
Seria tão fácil viver"

Eu vou! Eu vou! Eu voooouuuu!! =)=)=)

Juliana (A Tuca!) disse...

Perdoem-me, povo!
Lê-se condicionaram onde eu escrevi "convencionaram".

OBS: Alguém não concorda que esse blog é lindo????

Essa criatura deve estar sem tempo para reconhecer isso. Só pode! rs!

Patricia disse...

Pior que não Ju, a criatura é quase o

dono do TEMPO...

Rsrsrsrs...

Henri disse...

P.S. Terminei o terceiro livro! Eeeeeeee!! =D

Patricia disse...

ObaAaAaaaaAAAaaaaAAAaaaa... :)