Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

sábado, 29 de maio de 2010

VAMOS GEOGRAFAR!!


A TRAVESSIA... Fernando Pessoa
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Há alguns anos atrás fiz a minha travessia para o universo da Geografia. Nesta passagem, naveguei por mares desconhecidos, percorri caminhos tortuosos, desvendei universos distantes, mergulhei em águas turbulentas, caminhei por campos floridos e encontrei amigos queridos...
Hoje estou atracada no cais do "caos" da juventude...
Porto de agitos constantes que não me deixa parar de pensar!
Alunos queridos,
obrigada por deixarem-me geografar as suas vidas!
Para todos os amigos de profissão:
PARABÉNS pelo nosso dia!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Já que é para declamar o amor à Geo-grafia, vamos parafrasear o poeta...
Navegar é preciso, geografar não é preciso!
Ô profissãozinha complicada! Não pensei que fosse tanto! Não tem nada de "inha"... ela é "ão"! Um mundão de coisas e de gentes!

Hoje uma amiga comentou no colégio (é minha gente! HOJE eu trabahei...) após meu anúncio de que queria os parabéns pelo meu dia (é uma amiga muito querida, diga-se de passagem): "Pois é... O que seria do estudo dos furacões, dos terremotos, dos problemas ambientais, se não fossem os geógrafos, não?"

Infelizmente nossa profissão ainda é muito pouco conhecida. (aqui estou falando principalmente dos bacharéis em geografia, porque mal ou bem, acho que é senso comum o que o professor de geografia faz...)

Ninguém sabe o que fazemos... Nem nós!!! hahahaha

Trabalhamos na interface de muitas áreas e isso acaba deixando esmaecida a nossa importância, mas somos fundamentais para: planejamento urbano, segurança alimentar (né, Rê?), planejamento ambiental, territorialidades e suas derivações (cultura, identidade, nacionalidade, poder, economia etc!), geopolítica internacional (conflitos, diplomacia, estratégias táticas), mercados globalizados, movimentos sociais (urbanos, indígenas, campesinos, ecológicos, regionais, locais globais! ufa!), logística e transportes, demarcação e administração de reservas e áreas de manejo sócio-ambiental, estudos de impacto para grandes construções (como hidrelátricas, estradas, indústrias, portos), mercados de trabalho em diversas escalas etc etc etc etc.!

Fazemos muitas coisas... Temos e podemos fazer muito mais!

Ô amor bandido... fazer o quê? hehehe

BEIJOS, MINHAS GEÓGRAFAS FAVORITAS: PATY E RÊ!

Patricia disse...

Beijos Taty!!
E parabéns para o casal de geógrafos que eu mais amo!!
Valeu pelo amplo esclarecimento das nossas múltiplas funções! :)
Acho que vou copiá-lo em cartões para dar a todos que perguntarem: "Mas o que geógrafo faz?" Rsrsrs...
Aff... Fazemos muitas coisas!!
E como fazemos...

Fidel disse...

Como diria Chicó: "É muita desgracência..."

Henri disse...

Eeee, parabéns para vocês, geógrafas queridas!

Tenho uma irmã geógrafa e professora também!

Confesso que para mim, realmente, é uma profissão meio "obscura", e que até há poucos anos eu só conhecia por causa das aulas no colégio e, infelizmente, não com a melhor das impressões, pois consegui pegar por anos seguidos a professora de Geografia mais chata da face da Terra do universo mundial de toda a Via Láctea, e que, definitivamente, NÃO fez a mesma travessia da Paty! Ela não tinha o menor tesão pelo assunto e conseguiu me deixar com tanta preguiça/enjôo da matéria, que eu a detestava mais do que matemática (o que pra mim que é surreal, já que eu NÃO sou uma pessoa de números). O contrário aconteceu com História e Português, que eu amaaaava. O resultado? Uma aluna que não gostava da matéria e não se interessava em aprender pelos livros indicados. Ainda bem que sou curiosa e buscava informações sozinha, então, aprendi mais fora do que dentro da escola e foi o que me salvou em muitas provas. E olha que não tinha internet naquele tempo! Sorte dos seus alunos, Tati e Pati, que têm professoras que gostam do que fazem!

No mais, no auge da minha ignorância, parabéns para todos os geógrafos, que fazem mils outras coisas que eu não sei, mas que são muito importantes! =)))

Henri-beijos

tati disse...

Obrigada, Henri!!

Tati-beijo pro'cê!

Patricia disse...

Valeu Henri!!!
Paty-Beijos pra você!!
Anote as informações da Taty na carteira para informar com clareza o que os geógrafos fazem. Rsrsrsrs...

Obs.: Parabéns para sua irmã também!!!