Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Curtinhas para debate


Lixão
O aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, vai - finalmente - ser desativado e deixará de funcionar a partir de dezembro deste ano. Quem assistiu o documentário "Estamira", do Marcos Prado, sabe que as condições de operação do aterro sanitário eram lastimáveis. Jardim Gramacho é o maior aterro sanitário da América Latina, foi criado em 1976  recebia 8 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 60% vinham do município do Rio. Lá trabalham 5 mil catadores de lixo, em condições pra lá de insalubres. O plano oficial é capacitar e qualificar esses catadores e dar uma bolsa de seguro desemprego (vamos ver se isso sai do papel...). Já era hora de desativarem Gramacho.... a pergunta que fica é: o que vão fazer com todo o lixo que ia pra lá? Vão criar um "novo Gramacho" em algum lugar mais longe? Já está na hora do Rio de Janeiro ter uma solução melhor (e sustentável) para o lixo, que não seja jogar em aterros sanitários e se conformar em ter catadores em condições desumanas remexendo o lixo da cidade para sobreviver.

Remoções
A prefeitura do Rio começou a remoção da Favela do Metrô na Av. São Francisco Xavier, que ficava ali entre a linha de trem e a do metrô. Eles começaram a ser removidos para um conjunto habitacional do programa Micha Casa, Minha Vida na rua Visc. de Niterói na Mangueira. Parece que faz parte do projeto de urbanização "Morar Carioca na Mangueira", que ainda não tem data prevista para começar. Já tem reclamações de alguns moradores sobre as condições das novas casas, como alagamentos.
Sempre desconfio desses processos de remoção e reassentamento, ainda mais se vêm acompanhados de promessas de projetos de urbanização que ainda não saíram do papel. Não identifiquei ainda o interesse da prefeitura na remoção... mas certamente tem algo por trás. Alguém aí tem alguma notícia sobre isso?

Transporte em Copacabana
Quem mora em Copacabana ou passou por lá recentemente já percebeu que vêm mudanças no trânsito por lá. Vai entrar em funcionamento um novo esquema na Av. Nossa Senhora de Copacabana. Das quatro faixas para veículos, as duas da direita vão ser exclusivas para ônibus e as duas da esquerda para carros, vans, ônibus e tudo mais. A idéia é criar um corredor expresso para os ônibus. Até aí, tudo bem. Mas as mudanças vão além... O número de pontos de ônibus serão reduzidos de 26 para 18 e a frota total de ônibus será reduzida (sim, reduzida) em 25%, especialmente na hora de rush.
Não sei não... pode ser que meu raciocínio parta de premissas equivocadas. Mas sempre achei que para melhorar o trânsito deveríamos aumentar a frota de transporte coletivo e diminuir a circulação de carros particulares. Certo? Que bem vai fazer para a população que pega ônibus e não anda com seu carro particular (enchendo as ruas, ocupando espaço e contribuindo para o efeito estufa com a emissão de mais CO2) ter menos pontos e menos ônibus rodando, especialmente no horário que é mais necessário? É pra fazer o povo andar mais até o ponto e ir em pé até em casa? Alguém pode me explicar a lógica disso?

ECAD e o Carnaval
O ECAD, para quem não sabe, é o órgão responsável pela cobraça e pagamento de direitos autorais de músicas. Para tocar ou reproduzir música em local público, você deve pagar uma taxa de direitos autorais ao ECAD, que faz depois o repasse para os compositores. Não vou entrar aqui na discussão de como é feito o cálculo, a arrecadação e a distribuição... Mas o fato é que todos andam bastante descontentes com isso, tanto os que tem que pagar direitos, como os que tem que receber. A última notícia que li foi sobre os Blocos de Carnaval de rua do Rio. O Carnaval de rua é uma das maiores festas populares do Brasil (senão a maior de todas...), e botar um bloco na rua não é pra qualquer um. Dá muito trabalho, e custa dinheiro. Os blocos vivem correndo atrás de fundos, vendendo camisetas, fazendo ensaios pré-Carnaval pagos, e pedindo patrocínio. O movimento da prefeitura é o de botar "ordem" no Carnaval e, tentando se "ordenar", os blocos foram procurar o ECAD para ver quanto devriam pagar de direitos autorais. A quantia é obscena... pra inviabilizar qualquer bloco de sair. O ECAD cobrou da Banda de Ipanema este ano nada menos do que 900 mil Reais! Ano passado, para o bloco Devotos da Madá o valor pago ao ECAD representou mais da metade do custo total do desfile. Que tal o ECAD, a prefeitura e os blocos sentarem para discutir isso e chegar a uma solução viável?

3 comentários:

Anônimo disse...

Não assisti o "Estamira" e nem o "Lixo Extraordinário", mais recente... falha de caráter!!!


Não só a Favela do Metrô está sendo despejada (se é que ainda não foi... não estou sabendo de nada recente), como fria e sorrateiramente a Ocupação Zumbi dos Palmares foi definitivamente esvaziada na semana passada. O processo se deu aos poucos, com a saída gradual dos moradores, os quais "optaram" entre uma casa na Vila Cosmos ou 20 mil Reais... Caminho aberto para a especulação imobiliária na região! Dizem que o prédio está sendo negociado por, ninguém mais,ninguém menos que Eike Batista... Não tardaria a acontecer...


Quanto aos transportes, essa é a grande farsa, ou a grande maquiagem para as olimpíadas e a copa... Olha como nosso transporte público funciona!! Para quem??


Não sabia desse negócio de ECAD!!! Que bocada, hein?! Além da indústria das multas, dos reboques, a prefeitura instituiu agora a indústria dos direitos autorais? Taí.

Patricia disse...

A Re continua empolgada!!!
E isso ai menina!!
Vamos aos assntos! Assisti estamira e fiquei angustiada, a narrativa do filme e tensa e os relatos sao assustadores. Duvido muito dessas acoes em favor dos catadores, acho que essas promessas cairao no esquecimento. Ninguem nunca ligou pra eles enquanto existia o lixao, imGina quando o lixao sumir? Esse povo faz parte de uma "sociedade invisivel" que o poder publico insiste em nao enxergar. Estao ali, distante dos olhos de "todos" largados a propria sorte.

Quanto a remocao da favela do metro, existe sempre nesses processos uma acao muito suja com os moradores. No caso da favela do metro, os moradores desse lugar comecaram a ocupa-lo logo apos a construcao do metro. Houve uma ocupacao dos antigos barracos de madeira que os trabalhadores do metro contruiram para ficarem mais perto da obra. Com o termino da obra, muitos desses trabalhadores abandonaram os barracos e varios sem tetos da regiao ocuparam o lugar. Aos poucos esses moradores foram criando o seu lugar. Os barracos de madeira deram espaco para os tijolinhos, que um por um foram crescendo. O matagal da favela foi cedendo espaco para as vielas e mais casas, numa acao coletiva dos moradores dessa favela. Hoje, centenas de pessoas perdem suas casas e boa parte da sua historia! Sao pessoas aue habitam esse lugar ha 20, 30 anos... Isso e uma vida! Alem disso, nao podemos esquecer que alem da perda de suas moradias, essas pessoas estao perdendo trabalho e a pouca qualidade de vida aue possuiam. Mais de 100 estabelecimentos comerciais serao destivados na favela, varias pessoas que trabalham nesses comercios ficarao desempregadas. Sem contar que muitos moradores trabalham como porteiros nas redondezas, ambulantes no maracana, camelos das ruas adjacentes. Muitas criancas estudam nas escolas publicas proximas, ou seja, e um transtorno IMENSO para esse povo! Sao muitas perdas!
Alei organica do municipio diz que nos casos de remocao a populacao precisa ser remanejada para areas proximas ao local de origem, para aue nao haja perdas de cunho Social, profissional e evetivo. Uma garantia de direito para aqueles que ja estao tao a margem da sociedade. Entretanto, mais uma vez, entre a teoria e a pratica existe um abismo! Pois vamos combinar que Cosmos nao fica do lladinho da Tijuca.

Patricia disse...

Pessoas, a minha digitacao saiu horrosa!! Estou digitando num teclado todo errado, o q esta no lugar do a, o v no lugar do f. Ai saiu um bololo so... Desculpa! :)