Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mubarak renuncia; multidão festeja

Um dia após anunciar o "fico" em pronunciamento à TV estatal, o presidente do Egito, Hosni Mubark, renunciou ao cargo nesta sexta-feira. Ele estava havia 30 anos no cargo. A renúncia foi anunciada pelo vice-presidente Omar Suleiman, que também deixou o governo. O governo será exercido por um conselho das Forças Armadas. Segundo uma fonte da Agência Reuters, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, vai chefiar o Conselho Militar. De acordo com a rede de televisão Al Jazeera, Conselho Militar vai demitir o gabinete e suspender as duas casas do Parlamento. A TV acrescentou que o Conselho Militar vai administrar o país com o chefe da Suprema Corte Constitucional.Mubarak tentava uma saída honrosa, mas não resistiu à pressão da população, há mais de duas semanas aglomerada na praça Tahir, no Cairo, e em diversas outras cidades do país. Relatos dão conta de que 14 milhões de egípcios saíram às ruas nesta sexta-feira exigindo a renúncia de Mubarak. Logo após o anúncio, os milhares de manifestantes festejaram agitando bandeiras, gritando, rindo e se abraçando. "O povo derrubou o regime", gritava a multidão na Praça Tahrir, de acordo com relato da agência Reuters. O fato é que essa renúncia abriu espaço no cenário político mundial para outras manifestações populares de insatisfação em relação ao governo, não só no mundo Árabe, mas em outras partes da Ásia e África e na Europa. Hoje já foram anunciadas passeatas e mobilizações contra Berlusconi (acusado de estupro - no Brasil corrupção de menor - e contribuição para prostituição infantil) em mais de 30 cidades em todo o país. Será ele o próximo? Já vai tarde.

7 comentários:

Patricia disse...

É meu povo, o mundo árabe está fervendo e a minha casa por tabela!! Rsrsrsrs...

Vitória merecida para o povo egípcio, mas algumas perguntas ficam no ar: Até que ponto essa vitória é para ser comemorada com as forças armadas assumindo o poder? O que está rolando nessa transição? Que rumo o único país árabe que tem tratado de paz com Israel e uma forte aliança econômica e política com os EUA vai tomar?

Tenho que confessar que o meu grito de vitória para o povo do Egito está engasgado...

Quanto ao tarado do Berlusconi, ontem estava conversando com um amigo italiano e o assunto principal foi esse sequelado, por mais que as manifestações de protestos sejam crescentes na Itália, o fato é que esse cara tem uma relação muito forte com o dark side (principalmente a máfia) italiano, que dá a ele um poder e uma impunidade assustadora. O cara colocou prostitutas para assumir ministérios... O céu não é o limite para ele... Capiti?

Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Também mantenho o pé atrás com a situação do Egito, agora...
Forças armadas no poder significam, para todos os efeitos, mais um problema à frente, mas... Eles derrubaram um com 30 anos de governo, agora já têm know-how... é só não deixar passar mais 30 anos.
Posso segurar o grito de vitória, como você, mas não retiro meus aplausos para o POVO EGÍPCIO.

Quanto ao Berlusconi, vejo-o como uma mistura de Maluf, ACM e Pavarotti. O primeiro na roubalheira e cara-de-pau, o segundo na bandidagem (a própria e nas "amizades") e o último, no quesito "celebridade" (luzes em mim). Não sei se essa ligação com a máfia, hoje, tem o mesmo significado do passado. Acho que não. O povo bem que podia criar um furdunço, sim. O que a máfia vai fazer? suspender o cigarro e o álcool? Fechar os prostíbulos? matar todo mundo? Acho que não. Mas tinha que ser algo tipo no Egito: mais de 1 milhão nas ruas.

Renata disse...

Paty e Tati, realmente a situação do Egito está em suspenso, aguardando as "cenas dos próximos capítulos"... como vcs falaram, se no lugar do tirano entram as forças armadas, sabe-se lá o que virá por aí.
Mas, acho que já é um grande passo a mobilização em massa e por dias seguidos. Foi uma vitório importante derrubar o ditador. E se essa mobilização durar e for forte o suficiente, pode impulsionar a democratização do país. Aliás, não só a democratização, mas o papel que o Egito desempenha na política internacional. Como disse a Paty, é o único país com tratado de paz com Israel e um forte aliado dos EUA.
Acredito que esse seja um daqueles momentos onde a história de bifurca. Vamos ver por que caminhos irá seguir...
Beijo!

vinicius disse...

Posso até estar enganado, mas se a máfia fechar os prostíbulos, o "homi" não cai de jeito nenhum...
;<)

Patricia disse...

Taty,
A mafia hoje nao tem a mesma atuacao do passado. Ela se reestuturou e criou novas formas de poder. E acredite minha flor, ela nao e insignificante na Italia. :)

Patricia disse...

Ah.. Apos escrever o comentario acima lembrei-me de uma boa dica! Vc viu o filme Gomorra? Ele mostra muito bem o novo mundo da mafia, que esta ligada ao trafico de drogas e de armas, lavagens de dinheiro, extorsoes de pessoas e empresas, fraudes em servicos publicos e obras publicas, ou seja, uma maravilha!!! Uma rede assustadora de atuacoes sujas.
As denuncias geraram um descontetamento tao grande da mafia que o Saviano, escritor do livro Gomorra, simplesmente teve que sair da Italia e hj vive escondido por causa das ameassas de morte.