Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

domingo, 29 de maio de 2011

O sonho continua vivo...

Estive fora nos últimos dias em mais uma viagem com os meus alunos e apenas hoje, lendo as notícias da semana, fiquei sabendo da morte do Ex-senador Abdias Nascimento
Abdias Nascimento foi um grande militante na luta contra o racismo no Brasil. No período da ditadura foi preso e enquadrado na Lei de Segurança Nacional e viveu no exílio por 10 anos.
A sua vida foi dedicada a tratar de um assunto intratável no Brasil: O RACISMO.
Lutou para derrubar uma barreira muito evidente, mas invisível para os olhos de muitos nesse país, a barreira do preconceito, que impede uma real igualdade racial no Brasil, onde os negros possam ter uma verdadeira possibilidade de ascensão social.
Abdias sonhou com um Brasil menos hipócrita, que fingisse menos com relação a nossa "igualdade racial".
Em prol deste sonho, Abdias abriu grandes espaços como o Teatro do Negro e o jornal Quilombo. Além disso, foi um dos fundadores do Moviemento Negro Unificado no Brasil.
Abdias morreu sem ver o seu sonho realizado, mas certamente, foi uma figura que contribui muito para que o abismo existente entre as diferenças raciais nesse país fosse minimizado.

2 comentários:

Tati disse...

Bela homenagem, Paty...

Beijos!

Um brasileiro disse...

oi. estive por aqui. muito legal e interessante. gostei. apareça por la. abraços.