Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Basta!

Chegou a hora de dar um BASTA! Não, esse não é mais um post sobre lutas políticas, desigualdades sociais e temas afins. Esse basta! que estou dando é para o pneuzinho na cintura, os quilinhos a mais, a barriguinha, as gordurinhas indesejáveis. Cansei de ser gordinha, e resolvi dar um basta! 

Eu não fumo, não bebo, não cheiro... eu como. Meu vício é a comida. E como se livrar de vício e compulsão é difícil, eu resolvi ir a um nutricionista para me ajudar no processo de reeducação alimentar. 

Os números da avaliação foram meio assustadores:

- peso: 84,4kg 
- cintura: 104 cm (é, mais de um metro...) 
- percentual de gordura: 39% 
- IMC: 31 (o que já é considerado obesidade)

Depois da avaliação, chegamos a uma meta, um prazo e plano. A meta: perder 12 kg. O prazo: 15 semanas. O plano: exercícios aeróbicos 6 vezes por semana e um cardápio totalmente novo, que estou com preguiça de detalhar aqui mas que inclui cortar totalmente o glúten e o açúcar e combinações específicas entre os alimentos. 

Estou aqui imaginando que no início vai ser muito difícil, até reacostumar meu organismo a comer menos, e sem besteiras e belisquetes. Mas já estou pensando que um dos desafios é o fim de semana e os programas com família e amigos. Durante a semana, na rotina de estudos e trabalho vai ser mais fácil manter o cardápio. Mas o que fazer quando os amigos marcam um encontro na pizzaria, uma feijoada no sábado, ou um barzinho para bater papo enquanto beliscamos alguma coisa? 

Se o lugar tiver opções que se encaixem no cardápio é mais fácil. Mas e se não for o caso, o que fazer? Comer antes de sair de casa e lá tomar água mineral? Ou simplesmente abolir a vida social nesse período de restrição? Não sei como vai ser... Esse vai ser o primeiro fim de semana na nova rotina. Conto para vocês depois.

O importante é que o desafio está lançado. É uma questão de saúde. Do jeito que está, não dá mais. Depois da próxima consulta, faço um balanço das medidas e dos avanços.

Para quem quiser acompanhar o progresso dos quilinhos a menos, eu adicionei um "medindo o basta!" ao final da página.

Torçam por mim!

   

4 comentários:

Tati disse...

Com certeza, Renatinha!!! Já estamos torcendo!!! Foooorça!! Beijos!!

Patricia disse...

Huhuhuuu... Só te chamo para rodízio de saladas e sopas!! :)
Vai conseguir!!
Vou aproveitar a sua onda de determinação para ver se eu tomo vergonha na cara para perder os meus 5kg safados que não desgrudam de mim!!! kkkk
Beijosssssss

Renata disse...

Valeu pelo apoio, meninas! Estou precisando, porque o caminho é árduo!

Paty, pode contar comigo para saladas e sopinhas com certeza!

Beijo!

Renato Cosentino disse...

A partir de amanhã eu tb to dentro! Pelo menos na parte da manhã... =)