Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nicaragua, a flor mais linda do meu querer



Hoje a Revolução Sandinista que libertou a Nicarágua da ditadura da família Somoza completa 32 anos. Depois de anos de luta armada, finalmente em 19 de julho de 1979 as colunas e brigadas sandinistas entram na capital Manágua, consumando a vitória da revolução. O ditador Anastasio Somoza Debayle buscou exílio no Paraguay, mas mesmo fora do país foi assassinado (ou "justiciado", como dizem na Nicaragua) em 1980.  

Os Estados Unidos organizaram e apoiaram um forte oposição ao novo governo revolucionário, levando o país a mergulhar em sangrenta guerra civil. Os grupos armados apoiados pelos EUA eram chamados de "contra", por serem contra-revolucionários.

O vídeo postado acima é de um grande concerto pela paz na América Central que aconteceu em Managua em 1983. A música se chama Nicaragua, Nicaraguita, e é de Carlos Mejía Godoy. Ele e seu irmão Luís Enrique foram, e são até hoje, grandes cantores da revolução Sandinista. 

Ay Nicaragua, Nicaraguita,
la flor mas linda de mi querer,
abonada con la bendita,
Nicaraguita, sangre de Diriangén.
Ay Nicaragua sos mas dulcita,
que la mielita de Tamagas,
pero ahora que ya sos libre,
Nicaraguita, yo te quiero mucho mas.
pero ahora que ya sos libre,
Nicaraguita, yo te quiero mucho mas.
Ay Nicaragua, Nicaraguita,
la flor mas linda de mi querer,
abonada con la bendita,
Nicaraguita, sangre de Diriangén

A Nicarágua é um país lindo, mas sofrido. Lá aprendi muito sobre o ser humano e suas lutas, sobre ideais vivos e perdidos, sobre esperança e desilusão. Hoje a Nicarágua ocupa um lugarzinho especial na minha memória e nos meus afetos. Trouxe comigo além das aprendizagens, dos artesanatos, do rum, dos vestidos floridos, um pouquinho deste jeito Nica de viver entre o fuzil e o cantar.
 
Não poderia deixar de lembrar aqui no nosso espaço o aniversário da Revolução Sandinista, e compartilhar essa linda homenagem dos Mejía Godoy em forma de múscia a sua amada Nicaraguita.


Nenhum comentário: