Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

domingo, 21 de agosto de 2011

O partido DEM e o racismo

Propaganda do partido DEM:


A resposta do movimento negro ao DEM:




Agora, dêem uma olhada na foto abaixo tirada no encontro da "Juventude do DEM" com o Índio da Costa nas eleições do ano passado. Não se parecem muito com os negros da periferia representados na propaganda do partido, né?


(obrigada Renato Cosentino pelo envio da foto)

4 comentários:

Patricia disse...

Mais uma do DEMônio!!

Ai... Ninguém merece!!

Tati disse...

Olha, gente, vou dar uma de "advogada do diabo", nesse caso...
No vídeo o DEM não se disse (eu não ouvi, nem percebi isso) "representante" dos negros, ou do movimento negro. Bom, concordo plenamente que não há QUALQUER identificação entre o DEM e esse último por razões óbvias que são econômicas, sociais, culturais e históricas. Vide a foto, onde o "mais pretinho" é o próprio Índio (sem trocadilho, hehe). Fato.
Mas acho que os vídeos não dialogam.
O DEM tem uma crítica ao programa do PT e da esquerda (ao bolsa família, às cotas etc.) o que é legítimo. É uma postura que não me agrada e com a qual não compactuo, claro.
Tenho NOJO do DEM, mas não podemos negar que é uma postura e um pronunciamento coerente com a sua política (asquerosa).
O texto falado pelo rapaz da propaganda do DEM não corresponde à realidade, nem de perto nem de longe, certamente.
Ser de "direita" é contraditório com os próprios argumentos pseudo-progressistas usados na propaganda ("depender da bolsa família", por exemplo), mas acho que os negros, os pobres, o morador "da periferia", como é colocado, tem toda liberdade, inclusive, para ser de direita, ou "ser do DEM"... É duro de ver, ouvir e entender, mas tem que ser assim...

Podem mandaras pedradas!! hahaha

Renata disse...

Tati,
o DEM pode não ter dito explicitamente que representa os negros ou moradores da periferia. Mas não precisa nem ser dito em palavras. Ao colocarem uma família negra da periferia na propaganda, é essa a mensagem que eles querem passar.
É uma mensagem mentirosa. Eles não representam esse grupo. E, na prática, esse grupo não milita neste partido. O exemplo está aí na foto do encontro da juventude.
Colocar um negro (grupo que eles não representam) para falar contra as cotas para negros é uma das coisas mais asquerosas que eles poderiam ter feito.
Sim, todos (negros, brancos, ricos, pobres, etc) têm o direito de ter a opinião e filiação política que quiserem. Em nenhum momento eu estou questionando a filiação partidária de ninguém, simpesmente porque esse não é um caso real. É uma propaganda política de um partido e, portanto, deve ser analisada enquanto discurso do partido, e não como a realidade. O discurso do DEM é mentiroso, racista, e perverso.
Ninguém está questionando a filiação de ninguém, e sim a propaganda política do partido.
O DEM pode sim ter todas as críticas políticas e programáticas ao governo Lula e Dilma, faz parte da democracia multipartidária. Mas, de novo, isso é propaganda, é discurso, não é análise crítica de políticas e programas. É retórico, não é crítico.
Acho que os dois vídeos dialogam sim, e muito. O vídeo do movimento negro foi construído claramente em resposta à propaganda e desconstrói os argumentos do DEM, e de quebra ainda busca superar a dicotomia esquerda x direita e apresentando os ponto importantes: racismo, desigualdade, etc.
Qualquer um pode ter a filiação que quiser, mas o que todos devemos questionar é o que cada um dos partidos (e suas propostas) propoem na prática para cada um dos temas ou para cada um dos grupos sociais.
Que os negros, os pobres, as mulheres, e todos se perguntem: o que o DEM faz por cada um de nós? A quem as propostas do partido de fato beneficiam? Não é ao negro da periferia... O DEM nunca vai propor nada que altere a estrutura de classes e a segregação economica e social do país.
E o nosso papel é questionar sim esse tipo de discurso, de retórica e de prática como as do DEM.

Patricia disse...

Aguardo a "quadréplica"!!
Existe algo depois da tréplica? :)
Enfim... Quero mais!!