Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vamos re-sonhar o nosso mundo



(Agricultoras durante uma troca de experiências
na região de Manhiça, Moçambique)

Nas minhas andanças pelo mundo, já vi mostras do que o mundo tem de bom e de ruim. Eu vi fome, pobreza, injustiça e violência. Mas eu também vi coragem, solidariedade, alternativas concretas que constroem um mundo melhor.

Em Coatepeque, na Guatemala, vi uma comunidade inteira ficar sem água para beber, cozinhar e plantar, porque o rio foi desviado ilegalmente para irrigar uma plantação de palma africana para produção de agrocombustível. As mulheres, agora, andam quilômetros de madrugada para pegar um lugar na fila da única fonte de água potável.

Em Manhiça, Moçambique, as áreas rurais são muito pobres. Nas comunidades, só vemos mulheres idosas e crianças. Os homens migraram para trabalhar nas minas da África do Sul, os jovens deixaram o campo. Restaram avós e netos. É uma das áreas com maiores índices de HIV no país. O período de seca e a falta de técnicas agrícolas básicas impedem uma produção mínima de alimentos levando a um quadro de fome.

Pantasma, na Nicarágua, é uma das regiões com maior índice de violência contra a mulher. Além da violência, a desigualdade de gênero também é muito forte. Os homens participam da vida pública e deixam as mulheres na cozinha. Os homens decidem, as mulheres obedecem.

Eu vi essas situações de injustiça, fome e violência. Mas eu também vi as comunidades mobilizadas denunciando a violação de seus direitos e sua falta de acesso aos recursos naturais. Eu vi intercâmbios entre agricultores e a disseminação de técnicas simples e baratas de manejo da água e produção agrícola em áreas de seca.  Eu vi o grupo de mulheres organizadas que, depois de algum tempo e muito esforço, conseguiram o respeito de seus companheiros e hoje vivem uma vida sem violência, conseguiram sua autonomia econômica através de iniciativas de geração de renda, e agora discutem sua participação na política e na vida pública, para exercerem seu direito de decidir sobre o que afeta toda a comunidade. Eu também vi como a alfabetização de adultos muda vidas, vi o resgate de variedades tradicionais de arroz no Vietnã alimentar muitas famílias, vi grupos nômades discutirem o uso dos recursos públicos na Tanzânia, vi a construção de cisternas no norte de Minas Gerais garantir água para os agricultores durante a longa estiagem.

E ver tudo isso me faz ter certeza que o mundo tem muitos problemas, mas existem muitas soluções e alternativas possíveis. Construir um mundo melhor é uma realidade possível. Para mim, não poderia existir melhor mensagem de ano novo.

Que a chegada de um novo ano renove as esperanças e nos dê força para seguir em frente. Que em 2012 a gente não prometa nada, mas faça muito. E, acima de tudo, que a gente não se acostume e não deixe de acreditar em um mundo diferente.

Como já lindamente escrito pelo escritor e poeta nigeriano Ben Okri, as piores realidades da nossa era são realidades fabricadas. Portanto, é nossa função como participantes criativos deste universo, re-sonhar o nosso mundo. O fato de possuirmos imaginação significa que tudo pode ser re-sonhado. Para cada realidade, existem possibilidades alternativas.

Vamos, então, re-sonhar o nosso mundo. Sonhemos um mundo melhor, mais justo e mais solidário, um mundo sem fome e sem violência.

Feliz Ano Novo!

(Este texto foi originalmente publicado no Blog Mulher 7 por 7 )

2 comentários:

Patricia disse...

Lindo texto Renatinha!! :)
Nesse mundo de tantas incertezas é cada vez mais importante acreditar nos sonhos...
Feliz Ano Novo para todos!!

Luciana Conti disse...

Lindo texto. Vou aproveitar hoje, como mensagem do Dia Internacional da Mulher. bjs
Luciana