Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quarta-feira, 31 de março de 2010

E você, NADA?


Aproveitando a deixa das intervenções anteriores da Menina Paty, trago meu relato de uma experiência que, para mim, está sendo muito muito prezerosa: voltar a nadar. Digo que vou aproveitar a deixa da Paty, pois, de certa forma, nessa vida corrida a gente tem que apertar daqui, espremer dali para achar um pouquiiiinho de tempo, uns minutos por dia para cuidar de si, pensar em nós, no que nos agrada, nos faz feliz. Não que as coisas obrigatórias sejam sempre chatas e desagradáveis, não! Eu gosto bastante do que faço, inclusive. O problema é sempre o excesso! Se é demais enjoa ou acaba fazendo mal. Mas voltando ao assunto do voltar a nadar, eu retomei na semana passada essa atividade que sempre me deu imenso prazer. Eu, na minha infância, adolescência e início da fase adulta pratiquei esse esporte. Ao todo mais de 10 anos. Cheguei a competir pela escola, uma vez, em intercolegial (conquistei um retumbante quarto lugar entre cinco nadadoras! haha!), mas esse não era o meu foco, não era o meu norte. Eu simplesmente me sentia BEM fazendo aquilo. A água, o movimento do corpo, os pensamentos livres, a alegria que me dava... Um pedaço (um dos, sejamos justos) que eu adorava da minha vida tão mais simples do que a que eu levo hoje, com tantos afazeres e responsabilidades. Enfim, parei de nadar no início da faculdade. Falta de tempo (olha ele aí!), me decepcionei com uma experiência de tentar treinar em clube, acabei parando. Pratiquei outras atividades, mas era pura obrigação, simplesmente porque acho importante e saudável para o corpo, não era uma coisa que me deixava feliz. Vocês devem estar pensando: "Essa garota é louca!" Não gente! Juro que não! As vezes, apenas paro para pensar nas coisas pequenas, simples, que tornam a nossa vida, a nossa existência mais feliz. A felicidade nas pequeníssimas coisas. Fiquei tão orgulhosa de mim, pois ainda sei nadar, depois de dez anos parada, ainda tenho estilo (segundo a minha professora!), e tão preocupada, pois não consigo mais fazer um tiro de 25m sem respirar (ai como os já me 30 pesam!). Mas saí dessas três aulas que já tive, muito muito feliz! Não sei o motivo que me fez querer compartilhar isso com vocês. Talvez porque eu ache que (passei a achar isso recentemente) tudo que nos deixa feliz deve ser compartilhado. Tudo! A felicidade não é um estado permanente, ela é feita de instantes. E eu acredito que esses instantes compartilhados são absolutamente contagiantes! Seja no que for! É por isso que quero que vocês saibam dessa minha nova-velha aventura! Façam sempre o mesmo: Compartilhem a alegria de vocês, contagiem os outros! Nadem, dancem, ouçam uma música linda, caminhem, assistam a um bom filme, leiam um bom livro, escrevam uma poesia, tomem um sorvete gostoso num dia quente, um café quentinho num dia friozinho, namorem, tenham um gato, um cachorro, olhem para a lua, abracem, sorriam, sejam felizes!

20 comentários:

Fidel disse...

É fofa. :)

Patricia disse...

FOFÍSSIMAAA...

"QUEM DERA SER UM PEIXE,

PARA EM SEU LÍMPIDO

AQUÁRIO MERGULHAR

FAZER BORBULHAS DE AMOR

PRA TE ENCANTAR" :)

Patricia disse...

Brincadeiras a parte...

PARABÉNS Taty pela iniciativa!!

Resgatar coisas que nos fazem felizes e que ficaram esquecidas no passado é uma tarefa rara...
Fico feliz que esteja buscando os seus momentos de ócio nesses dias loucos que vivemos.
Fico feliz por você estar feliz com isso. APROVEITE!!!
Fico feliz por você compartilhar isso conosco. OBRIGADA!!! :)

Anônimo disse...

Obrigadaaaaaaaaaaa!!

e, também,

denadaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Hehehehe

Minha versão Glub-Glub!!

Henri disse...

Parabéns pela força de votade, Tati! Concordo com você: a felicidade está nas pequenas coisas. Por isso que eu gosto do meu tamanho! hehehehe
Bobices à parte, também estou me forçando a fazer uma atividade física que me agrade. Quero voltar para a dança de salão pra dançar muuuuitos sambas! Eu dancei em academias durante um bom tempo (dança de salão e do ventre, mas samba de gafieira é a minha paixão), fiz até apresentações, mas parei faz uma vida. Depois de várias mudanças, por ironia (ou não), tem uma academia de dança a vinte passos do meu apartamento, e, para a minha vergonha, ainda não entrei numa turma. Mas foi lindo quando fiz uma aula e, depois de quase quatro anos parada, a professora me colocou na turma intermediária/avançada para fazer uma aula experimental e eu acompanhei tudinho. Ó, que orgulho! =) É ótimo ver que, apesar do ferrugem, ainda temos potencial! =) O que pega é que eu tenho um probleminha no joelho e preciso fortalecer a musculatura da frente e alongar a de trás, e isso a dança não vai me proporcionar tão cedo. Por lo tanto, tenho de fazer outra atividade antes e depois entrar na dança. Como eu de-tes-toooo academia (não suporto aqueles professores felizes e seus "u-huuu, vamo lá!"), tive de procurar outra coisa que me apetecesse e me ajudasse com o joelhinho. Encontrei o pilates e adorei! É ótimo para a concentração, postura, respiração, e fantástico pro meu joelho, pois trabalha exatamente o que é necessário, e o melhor sem me deixar entediada (tudo bem que os aparelhos parecem coisas medievais de tortura). Depois de um ano parada, felizmente estou voltando! Em breve também vou voltar pra academia de dança! UEPA!!! Un, Dos, Tres Un pasito pa delante, Maria Un, Dos, Tres Un pasito p'atrás…
P.S.: Já faço tudo o que você sugeriu no último parágrafo, menos ter um cachorro =(. Estou em negociações com o meu namorado, pois estou morreeeendo de vontade de ter um. Estou tão necessitada que, quando chego em casa, estou fazendo festinha pro meu vasinho de trevos e pras pimenteiras. Surreal!! =)

Henri disse...

Nossa, empolguei!

Anônimo disse...

Adorei a empolgação, Henri!! É isso mesmo!!! hahahaha
Só não vale fazer festinha para o vaso de plantas ou seu namorado vai chamar o SAMU para te levar para dar uma voltinha... hehehe

Esse negócio de joelho é uma droga, mesmo! Me diz: Pra quê JOELHO?
Negócio feio que só serve para doer e não deixar a gente fazer um bocado de coisas... o meu também dói, as vezes.

Ó! Vamos lá, hein! Estamos na torcida! UÊPA!!
Enquanto isso, a câmara de tortura chamada pilates parece ser útil e menos estressante que aquelas irritantes palmas e gritos das academias, concordo com você!

Beijoooooooooooos! Apareça logo por essas bandas carocas e não deixe de me avisar!

Anônimo disse...

Cariocas, não "carocas", foi mal...

Unknown disse...

Parabéns! Pelo retorno para anatação e pela linda crônica! Me lmbro de você acordando cedinho para as aulas, mesmo no inverno!!
Vai peixinho!! Nade muito,
beijocass
Mam

Anônimo disse...

É... agora a água é aquecida...
Chique, bem!!
Senão o reumatismo não permite!! hahahahaha

Renata disse...

Tati,
que bom que vc compartilhou isso aqui com a gente! Acho que são poucos os que entendem esa felicidade e essa sensação gratificante de retomar atividades como essa.
Também me senti assim quando voltei a pedalar no ano passado, feliz por ver que eu não desaprendi depois de tantos anos. E mais feliz ainda ao pedalar pela paisagem dessa cidade linda. Nada como começar o dia vendo a paisagem da praia de Ipanema e o morro Dois Irmãos, dá uma energia e inspiração pra encarar o batente...
Me aventurei também no rapel no ano passado. E, pra alguém nada atlética como eu, foi uma super experiência de superação de limites. E valeu a pena. Indescritível a sensação de estar lá pendurada em uma corda no morro da Urca.
Para a comemoração dos meus 30 anos que se aproximam, eu queria pular de asa delta ou para pente. Alguém se anima a se juntar na empreitada?

Renata disse...

Tati,
que bom que vc compartilhou isso aqui com a gente! Acho que são poucos os que entendem esa felicidade e essa sensação gratificante de retomar atividades como essa.
Também me senti assim quando voltei a pedalar no ano passado, feliz por ver que eu não desaprendi depois de tantos anos. E mais feliz ainda ao pedalar pela paisagem dessa cidade linda. Nada como começar o dia vendo a paisagem da praia de Ipanema e o morro Dois Irmãos, dá uma energia e inspiração pra encarar o batente...
Me aventurei também no rapel no ano passado. E, pra alguém nada atlética como eu, foi uma super experiência de superação de limites. E valeu a pena. Indescritível a sensação de estar lá pendurada em uma corda no morro da Urca.
Para a comemoração dos meus 30 anos que se aproximam, eu queria pular de asa delta ou para pente. Alguém se anima a se juntar na empreitada?

Henri disse...

Rêêê
Meu SONHO é saltar de pára-quedas! Saltar de asa delta vem em segundo, mas tô topando! De verdade!
Também já fiz rappel(parede e pêndulo), arvorismo, bungee jump, rafting e voei de ultra leve sobre o mar (delíciaaaa). Suuuuper topo! Quando? Onde? Digaeeee!!
Quando é o seu aniversário? Eu estava pensando em fazer isso no meu, que é em maio, mas, dependendo, topo esperar/antecipar. =)
Uiiiiii!!!

Anônimo disse...

Pô gente, adoro trilha, rapel eu topo, tiroleza, arvorismo, acho que rola numa boa, também, mas asa delta, ultravele e para quedas eu passo. Primeiro porque tenho meeeeeeedo de avião, segundo, porque a idéia de estar lá nas altura sustentada por maia dúzia de varetas de alumínio e dois metros de nylon me são apavorantes!
Mas eu dou a maior força para vocês irem! Fico lá na praia do pepino tirando lindas fotos de vocês, combinado?

Patricia disse...

Gente que surpresa!!

Grandes revelações!!

Essas meninas viram muito Indiana Jones na infância!!
Que espírito aventureiro é esse meu povo!!
Concordo com a Taty, não confio nas varetas!! Nem em objetos voadores que mais parecem um gafanhoto motorizado. Fico tirando fotos na praia do pepino também! Ok?
Mas com relação as demais modalidades, já que gostam tanto, podemos marcar algumas trilhas por aqui. Tem vários lugares muito legais!!
O que acham?
Eu volto a ativa com o maior prazer!!!! :)))

Renata disse...

Meu aniversário é daqui a pouco, dia 18 de abril.

Se vcs toparem a excursão, eu vou achar o máximo!

Henri, vc está convidadíssima! E se quiser repetir a dose em maio, eu topo!

Tati, vc será então a fotógrafa oficial do evento.

Paty, vc já é menina aventureira ha um tempão... não tem como dizer que não...rs

Beijo!

Patricia disse...

Pois é amiga...
Mas sabe como é a vida...
O trabalho aumenta as responsabilidades também e as aventuras vão diminuindo!!!
Mas sempre estou pronta para encarar mais uma. SEM DÚVIDA...
Mas pular de pára-quedas tô fora!!
Vai com a Henri! A pimentinha disse que se amarra!!
No mais estamos ai!!
Combina que estou dentro!! :)

Henri disse...

Ai, Rê, dia 18 de abril vou estar em Brasília, matando as saudades dos meus amigos do Cerrado. Ai ai ai...amo aquela terra! =)
Mas estou planejando uma viagem pro Rio em Maio, se você topar saltar de novo, eu vou empolgadííííssima! Vocês sabem que eu não posso ouvir "Vamo", "Bora" e derivados que eu vou messssmo! =D Topa? Posso incluir "Salto de asa delta" no meu orçamento de maio? =D
Taty, fotos são sempre bem vindas (fala a viciada) =)
Em tempo, Paty, Indiana Jones é meu herói favorito (tenho todos os filmes)! Porque ele é humano sem superpoderes, apanha pra caramba, é desastrado e charmoso, cafa e nerd ao mesmo tempo (adouro óculos)e gosta de História! E é o Harisson Ford, né? Fora que, vamo combiná, se ele me amarrasse com aquele chicote, eu não ia reclamar, não! hehehehe
Beijossss

Renata disse...

Eu topo ir de novo em Maio, Henri!

Meninas, vcs estão convocadas então para duas sessões de fotos. A do meu aniversário, e a de Maio.

AMO Indiana Jones... só digo isso. Acho até que vou alugar nesse fim de semana os antigos pra inspirar...rsrsrs

Ah, e tem mais: vou me matricular na natação. Tati, vc me inspirou e motivou. Tem aqui ao lado do trabalho e com desconto... Começa no fim do mês!

Meninas com energia total!

Henri disse...

Rê, acabei de decidir que vou passar meu aniversário/dia das mães em Brasília. Acho que o salto vai ter de ficar pra junho...tudo bem?
Veja o Indiana e se inspire! Depois quero ver as fotos! =)
Ah, e adorei as peças da sua mãe! Amei o anel renda! Quero ver algumas quando for aí. =)
Beijos