Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

NUNCA NESSE MUNDO SE ESTÁ SOZINHO!

Olá meninos e meninas do meu Brasil!
Dessa vez eu peço licença aos mais diferentes crédulos e religiões para falar e homenagear um santo e um orixá que merecem nossas reverências: SÃO JORGE E OGUM.
A figura de São Jorge, aqui no Rio de Janeiro, está associada a um dos Orixás de grande relevância na Umbanda e no Candomblé que é Ogum.
Independente da nossa fé e das nossas crenças religiosas, o fato é que os dois tem histórias muito bonitas e os dois estiveram muito presente na minha história e por isso, venho aqui prestar a minha homenagem aos dois guerreiros!
Vamos começar pela história cristã de SÃO JORGE.
Jorge teria nascido na antiga Capadócia, que atualmente faz parte da Turquia. Ainda criança mudou-se para a Palestina, terra natal de sua mãe. Sua família possuía muitos bens e educou o jovem Jorge com muitas regalias. Na adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas e logo foi promovido ao exército romano devido a sua dedicação e habilidades com as armas.
Ao mudar-se para Roma começou a inquietar-se com as crueldades exercidas contra os cristãos. Ao conhecer melhor a história de Cristo viu que Ele era o caminho para a salvação e começou a distribuir as suas riquezas aos pobres em nome de Jesus.
Jorge tornou-se mártir no cristianismo e em seguida santo, porque foi contra o decreto imperial que decidia perseguir e matar todos os cristãos.
Jorge, mantinha-se fiel ao cristianismo e o imperador da época tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos por vários dias e a cada tortura ele era levado ao imperador que lhe perguntava se renegaria Jesus Cristo.
Entretanto a cada nova tortura, Jorge reafirmava a sua fé. Sua atitude, ao poucos, foi ganhado notoriedade e muitos romanos, inclusive a mulher do imperador, tomando as dores daquele jovem soldado converteram-se ao cristianismo.
Por fim, não tendo êxito, o imperador mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.
Devido este perfil guerreiro e o seu histórico de resistência, perseverança e bravura, a figura de São Jorge foi associada a figura do orixá que é o senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, aquele que defende os fracos e os que estão em demanda - OGUM.
OGUM é um orixá de grande importância tanto na umbanda como no candomblé. Ele é o orixá da energia, perseverança, tenacidade e renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer).
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos. Ele era o senhor das armas e o dono das estradas. Ele é o protetor dos caminhos.
Por todas essas características, São Jorge e Ogum, atualmente no Brasil e principalmente no Rio de Janeiro, tornaram-se símbolos de proteção e de fé.
Amanhã fiéis de vários cantos do RJ estarão aglomerando-se nas principais igrejas do santo soldado guerreiro para pedir proteção e agradecer a SÃO JORGE.
Inúmeros terreiros da nossa cidade, estarão entoando os seus tambores ao canto de "Ô Jorge, ô Jorge/Vem de Aruanda/Tenha pena de seus filhos/São Jorge venceu demanda/Ogum, Ogum/Ogum meu Pai/Foi você mesmo quem disse/Filhos de Umbanda não cai".
Enfim, neste país de tantas desigualdades, de tantas injustiças, de um povo tão sofrido, não é por acaso que seja justamente o santo/orixá guerreiro que ganhe destaque.
Aquele que dá resistência às torturas do dia a dia, que dá perseverança para seguir em frente e que nunca desiste, que dá tenacidade, que constantemente abre novos caminhos na busca de uma trilha melhor, que dá força para que esse povo renasça a cada ano na esperança de um futuro melhor...
Definitivamente, toda essa adoração tem um porquê...
SALVE JORGE! CAVALHEIRO DA ESPERANÇA!
OGUNHÊ! OGUM DILÊ, OGUM DILÊ!

12 comentários:

Henri disse...

Iansã, cadê Ogum? Foi pro mar!
Mas Iansã, cadê Ogum? Foi pro mar!

Quando comecei a ler esse post, me veio logo essa música na cabeça! Forte, que nem Jorge! E Clara!
Confesso que, por campanha da minha mãe, comecei a simpatizar muito com São Judas Tadeu (pra mim, vulgo Judão), que tem olhado por mim e me dado muitos presentes. Mas Jorge é forte e também está sempre presente na minha vida. Até meu Beatle preferido se chama George. =)
Lindo post, Pati!
Salve salve salve Jorge!
Beijos

Anônimo disse...

Sou católica, mas não tenho santo(s) de devoção... Estranho, né? Pois é, tanto quanto ser carioca e nunca ter ido a Paquetá.
Mas, enm por isso, deixo de engrossar o coro:
SALVE JORGE!! Que emendou o maior feriadão do ano depois do carnaval!!
U-HU!! Amén! Saravá!

Patricia disse...

Pois é Henri...
Falar de Ogum é também lembrar de Iansã, como não?
Aquela que o acompanhou até cair nos encantos de Xangô! :)
Salve, salve a Deusa dos Ventos!

Henri disse...

Gente, lembrei que hoje também se comemora o dia mundial do livro. Lembro que em Barcelona eles comemoram bastante essa data, pois além do dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha, essa data coincide com a morte Cervantes, além da Feira das Rosas. Então, é comum eles presentearem os amigos com livros e rosas nesse dia, quando celebram o padroeiro, o amor e a cultura.

Quando morei lá, ganhei os dois de amigos e fiquei super feliz!

Tem um textinho interessante sobre a história dessas comemorações:
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3713

Ah, encontrei um vídeo ótimo pra ilustrar o dia mundial do livro. Foi uma campanha desenvolvida por uma agência de publicidade espanhola, cujo título é “Ler está na moda!” (Tá vendo, nem todos nós publicitários somos filhos do Demo=))

http://www.josesaramago.org/detalle.php?id=723

Está em espanhol, mas dá pra entender perfeitamente.

Henri-beijo

Patricia disse...

Que bacana!!!
Gostei dessa ideia!
Podemos difundi-la por aqui. :)
Vou ver o site e o vídeo.

Patricia disse...

Rê!!!
Descobri que dia 19 de abril foi dia de Santo Expedito! Não é vc que é devota dele?
Outro santo soldado romano.
Estou começando a acreditar que para ser soldado do Império Romano sóa sendo santo para aturar! :)

Henri, adorei o vídeo! :)

Anônimo disse...

Henri! Você morou em Barcelona?? Que inveeeeeeeeeeeeja!! Amei essa cidade! Moraria lá, também, eu acho... Quer dizer, se eu conseguisse morar em algum lugar fora do Brasil, um dia, acho que moraria em Barcelona.

Renata disse...

Salve Jorge!!

Maravilha de samba em homenagem a Jorge que o Moa e companhia fizeram no Santa Luzia na virada de quinta pra sexta!

Também sou devota de Santo Expedito sim, foi dia 19. Mas a Igreja é muuuuuito longe e eu faço meus votos à distância mesmo :)

Valeu pela homeagem, Paty!

Patricia disse...

Não há de que amigaaaa!!!
Você merece todas as homenagens!!

Quanto ao samba em homenagem a Jorge, foi realmente lindíssimo!!!
O repertório foi de primeira, os músico estava tocando com um entusiasmo primoroso e a noite estava muuuiiitttooo agradável!!!
PROGAMÃO!!! Valeu Rê por avisar-me!! :)

Ana Lúcia Rabello disse...

Sempre Jorge! Q ele aprisione os pensamentos negativos que me fazem retroceder na minha evolução.

Patricia disse...

Que assim seja amiga!!! :)

Henri disse...

Tati, antes tarde do que mais tarde! (o lema de uma pessoa enrolada)

Morei em Barcelona sim, faz teeeempo, exatamente de 1998 para 1999. Foi lindo! Bcn é realmente uma cidade maravilhosa! E seria ainda melhor se os catalães fossem menos rudes, mas tudo bem. =) Tá, todos dizem que é cultural deles yada yada yada, mas eu acho que boa educação e gentileza são universais.
Enfim...Ô saudade...=)
Beijos