Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quem quer pão?


Eu não sou muito talentosa na cozinha, nunca fui. Sou meio estabanada, desastrada, quando me aventuro a fazer qualquer coisa, em geral, a cozinha fica a maior confusão. Tem gente que prepara qualquer coisa com muita eficiência, rapidez, e ainda consegue deixar a cozinha limpinha. Eu não. Demoro muito, me enrolo pra cortar, descascar, articular várias coisas ao mesmo tempo então... aí é que faço uma bagunça danada. A mini cozinha do meu apartamento também não é muito sedutora. Assim, nunca me aventurei muito na arte da culinária. Mas confesso que a idéia de cozinhar me atrai me muito. Não sei bem o que é... Mas a idéia de escolher ingredientes, misturar sabores, temperos, aromas é fascinante. Tem um quê de magia... Achar a medida certa para o resultado esperado! Afinal, comida provoca reações. Uma comida picante, aredente, uma mais levinha, um prato afrodisíaco, uma receita para queimar gorduras, outra cicatrizante e por aí vai.
Nós somos o que comemos, não é?
Recentemente, apesar das restrições do espaço, decidi me aventurar mais na cozinha. Foi acontecendo meio aos poucos, um pouco por causa do trabalho, um pouco por causa da companhia. Eu trabalho com direito a alimentação, lido com isso diariamente, e comecei a prestar mais atenção na minha própria alimentação. O convívio muito próximo com quem cozinha muito bem e com alguns vegetarianos também deram um empurrãozinho. E comecei a testar receitas e dicas. Com algumas amigas, organizamos umas oficinas. Um super programa: cada um ensina uma coisinha, a gente toma um vinho, uma cerveja e se diverte muito! E, come tudo depois, claro.
Agora, acho que parte do prazer de cozinhar está também no desafio e na realização. A sensação de tentar algo novo, de testar algo que você não consegue prever totalmente o desfecho, e depois ver o resultado é incrível. É claro que, para alguém desajeitada como eu, o resultado pode não ser muito gratificante, mas aí pelo menos a gente se diverte... A idéia de que o grande esforço será recompensado depois quando você degustar aquilo que você mesmo preparou, é a melhor de todas. É como chegar a uma cachoeira deliciosa depois de horas de trilha. O suor vale o prazer do mergulho. É claro que comecei com coisas bem simples, mas por enquanto todos que provaram aprovaram as aventuras.
Deixo aqui a receita de um pão integral caseiro que aprendi em uma das oficinas, que já fiz muitas vezes e de vários sabores:
- 4 xícaras de farinha de trigo integral (dica: a marca mais saborosa é a Mãe Terra)
- 1 colher sopa de fermento biológico em pó
- 1 colher chá de sal
- grãos de sua escolha (os melhores são centeio, aveia, granola, semente de girassol, linhaça, cevada)
- 5 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de óleo
- água morna (mais ou menos 1 copo)
- adicional: o sabor que você quiser dar ao pão. Pode ser tomate seco, azeitona, cebola rocha, alho, alecrim, linguiça calabresa, damasco, passas... e tudo mais que você quiser combinar.
Modo de preparo:
Adicione a farinha, o sal, o fermento e os grãos em uma bacia e misture. Depois, adicione os elementos que vão dar o sabor e misture. Por último, o azeite e o óleo. Aí, vai ter que colocar a mão na massa... Vá adicionando a água morna aos poucos e misturando com as mãos. Misture até formar a massa, sem deixar molhado demais. Amasse bastante, quanto mais amassar mais a massa cresce e o pão fica fofinho. Deixe reservado até a massa crescer (mais ou menos vinte a trinta minutos). Pré aqueça o forno. Quando a massa crescer, coloque em uma forma de pão untada com azeite e leve ao forno.
Espero que vocês testem e aprovem também!

17 comentários:

Patricia disse...

Hummm... Maldade!
Acabei de chegar do trabalho roxa de fome e tenho que ler isso!! :)
Vou testar...
E vamos marcar a oficina de pães e pizza com você e o Biro aqui em casa.
Mas desde já, o feijão amigo com o rodízio de cachaças que eu e a Margarida vamos providenciar diretamente de MG, já está confirmado para o dia 01 de maio.
Vamos festejar o dia do trabalhador com grande estilo! :)
Os seguidores deste blog estão convidadíssimos!
Beijoooossssssssss

Anônimo disse...

1. Agora é que o Chefe acaaaaaaaaaaaba com a gente! Vai chamar o nosso blog de programa da Ana Maria Braga para baixo!! hahahaha

2. Amo pão! Sempre tive vontade de fazer, mas me diziam que era complicado... o fermento, descansar etc. Me assustaram e eu nunca tentei. Faço outras coisas e acho que fica bem gostoso. O problema é que tenho andado tão cansada que não tenho muito saco. Cozinhar sem paciência não pode! A energia não é boa e a comida não fica saborosa... já dizia minha avó!

3. Esse pão aí da foto tu comprou na padaria né, Rê?? Pode abrir o jogo!!....

4. Pão integral com pizza, feijão amigo e cachaça não é meio "suruba gastronômica", não, meu povo? Eu sou magrinha, mas sou bom garfo, vocês sabem, mas esse negócio tá meio "hard", não tá, não?? rs

Henri disse...

O pão pode até ser cenário, mas tá bonito, Rê! ;)
Brincadeirinhaaaa...parece gostoso também! =)

Ai, a frustração da minha mãe, que cozinha super bem, é que eu não sei e não gosto de cozinhar.
Mas gosto de comer bem!
Ah, tá, vou confessar...tô até começando a me arriscar na cozinha e tenho inventado uns molhos bem gostosos para massas. Vai que daqui a uns vinte anos eu descubro que gosto de cozinhar! =)

Beijo! Ops, Henri-beijo!

Dani disse...

Huuumm...

Há dois anos descobri que é muito bom cozinhar desde que não seja por obrigação. E que realmente nosso estado de espírito interfere no resultado final da comida.

E como minha vida é corrida...melhor recorrer aos restaurantes...rsrsr

Bjim!

Patricia disse...

Taty, deixa eu esclarecer!
São duas oficinas. Uma de pão e outra de pizza. Não seriam no mesmo dia.
É que uma das vezes que fomos no Amir e vc não foi, o Biro, um amigo do Thiago, disse que tinha aprendido fazer pizza. Ai, a Rê disse que aprendeu a afazer pão. A partir desse papo, ficou a sugestão do Biro nos ensinar a fazer pizza e a Rê o pão.
Quanto ao feijão com a cachaça, fou um outro papo que surgiu no Amir. Eu e uma amiga fofa da Rê vamos para MG esta semana e combinamos trazer cachaças para tomarmos com feijão amigo. Isso COMBINA que é uma beleza!! Pergunta para o Fidel!!! :)
Entendeu ou quer que desenhe? :)))

O Chefe disse...

ERA O QUE FALTAVA! O BLOG MAIS FOFO DO BRASIL AGORA COZINHA TAMBÉM. NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR AS PIADAS DO LOURO JOSÉ...
fAÇA-ME O FAVOR!























Oi Renata, cá entre nós (só entre nós hein...): fui fazer o pão e a minha massa não deu muita liga. Onde será que eu errei menina!?

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!! sabia!

Fidel disse...

rapaz, eu cozinho muito!! :)

Patricia disse...

Taty, você é SINISTRA!!

Ele só aparece para meter o pau!! :)

Mas mesmo assim, nós continuamos te amando!! :)) Malaaaaaaaaa... Rsrsrsrs

Anônimo disse...

MALA AMADA!!

Renata disse...

Meninas, o pão é de verdade, juro. Esse aí foi de tomate seco. Estou ficando cada vez mais craque... Eles estão saindo lindos (às vezes meio duros, mas lindos)... rsrsrs
Nossa agenda gastronômica está o máximo hein? Confirmado: feijão amigo com cachaça. Outro dia, oficina de pão e pizza.
Eu coordeno a oficina do pão. Já fiz uma com quatro crianças e todos os pães saíram maravilhosos.
Henri e Dani: continuem se aventurando na cozinha, vale a pena! É divertido e gratificante.
Chefe: se a massa não deu liga, eu penso em alguns problemas... Pode ter errado na medida do azeite e do óleo. Ou então, mais provável, errou na medida da água. É difícil acertar o ponto da água, se põe de menos não dá liga. Se põe de mais, fica uma papa... Quando fizermos a oficina, podemos fazer um vídeo educativo e mandar pra vc, o que acha?
Beijos a todos e todas!

O Chefe disse...

ELA ACREDITOU!!!!!!!!!!

Renata disse...

Ué... por que não acreditaria, Felipe?
Vc é desses que acham surreal um homem entrar na cozinha pra qualquer coisa que não seja pegar mais uma latinha de cerveja?
Deveria experimentar fazer o pão... te garanto que vai ser uma ótima experiência!
Larga desses preconceitos!

Anônimo disse...

ÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!!

Juliana (A Tuca!) disse...

Sinto mto informar mas ñ existe neste e em qq outro planeta habitado por gente alguém que cozinhe menos do que eu.

Tirando pipoca, misto quente, brigadeiro, nescau e banana amassada com farinha láctea, não sei fazer mais nada.

Nem arroz! Nem café!

Portanto, parem de reclamar.

E eu AMOOO os quitutes da Paty-bjo!

Ô, mulezinha sinistra no forno-fogão!!!
HeheHEHehehe!

Patricia disse...

Meu povo, voltei de MG com as cachaças!
Rê, veja com margaridinha do nosso jardim se ela voltará munida.
Quanto a data, podemos firmar dia 1 de maio?
Pensei em fazermos uma bailinho de forró para acompanhar o feijão e a cachaça! O que acham?
HENRI, VEEEEEEEMMMMMM!!!! :)

Anônimo disse...

vou tentar e te falo o resultado depois, hehe.

beijão

n30