Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como lavar as mãos


É pra virar piada, né? Fiz um vôo Rio - Londres com escala em Lisboa. No aeroporto de Lisboa, encontrei esse cartaz na parede do banheiro feminino, ao lado do sabonete líquido.
Saí, peguei minha máquina e voltei pra fotografar o cartaz. Esse aí não pude deixar passar.
Ri muito com as instruções, especialmente com a primeira.
"Lave as mãos quando estiverem visivelmente sujas. Noutras situações use solução anti-séptica de base alcoólica"
Aaaah, tá... então só quando estiverem visivelmente sujas né? Assim com sujeira escura, terra entre as unhas, manchas pretas ou algo do tipo.
Acho que por lá são adeptos do "o que os olhos não vêem o coração não sente". Nesse caso nem o coração, nem o resto do corpo. Se não está assim visivelmente sujo, está limpo.
Fora a instrução inicial, que já valeu as risadas, o resto também não fica atrás. Alguém precisa mesmo desse tipo de instrução? "Molhe as mãos com água", "aplique sabão", "enxague as mãos com água"... E eu ia enxaguar com o que se não fosse com água??
Agora, a instrução número 10 é realista, a gente não pode negar. Que tem gente que usa toalha de papel pra abrir porta de banheiro, fechar torneira e apertar a descarga, isso a gente sabe que tem!
Você vê... a gente entra em um banheiro de aeroporto de madrugada e se depara com um cartaz desses. Depois não entendem por que a gente faz piada com Portugal, não é?

9 comentários:

Patricia disse...

Qual é o seu problema com quem usa o papel toalha para dar descarga, fechar a torneira e abrir a porta? Essa parte mexeu com os meus sentimentos!! :)

Livia Daflon disse...

Meninas , vcs vão me bater...MAS EU CONCORDO COM O CARTAZ!!!!Tirando, claro, a primeira frase que é ridícula ("lave as mãos...)!!!
Isso é muito comum nas empresas de uma forma geral, principalmente naquelas que possuem algum tipo de certificação ou estão se adequando para tal. Na minha empresa, temos também uma instrução para a lavagem das mãos e nela, tudo tem que ficar absolutamente claro , com redundância mesmo, de modo que nenhuma dúvida paire na cabeça de quem irá executar o procedimento. Para mim, que lido com isso no dia-a-dia não soa tão estranho assim, mas reconheço que é assustador para quem vê de cara!!!!!
Coisas da vida!!!
Beijos

Patricia disse...

Livete... Tô com medo de você!! :)

Anônimo disse...

O mais legal é que a lavagem deve durar mais de 20 segundos... hehehe

Mas acho que parte disso é fruto da paranóia com a gripe H1N1. Vi muito disso na Europa em Janeiro e levei uma bronca de uma mulher no aeroporto de Lisboa quando eu espirrei sem botar a mão na frente (ai, gente escapou! um espirrinho à toa... básico de quem tem rinite alérgica... Ela ficou danada comigo...).

Renata disse...

Olha, acho que isso pode fazer sentido como instrução para setores que lidam com produtos tóxicos ou da área de saúde (laboratorios, hospitais...). Fora isso, acho surreal!
E a primeira instrução é impagável. Desmonta qualquer argumento. Se é só pra lavar quando estiverem "visivelmente sujas", então passa gripe suína, e qualuer outra doença...
Que eu me diverti com esse cartaz, ah, isso eu me diverti.
Aliás, estou me divertindo mesmo aqui. Tem queijos maravilhosos (brie, camembert, boursin, de cabra) por menos de dois ou tres reais. E vinhos espetaculares, por 10 reais. Resultado: duas garrafas de vinho e alguns queijos toda noite. Isso que é diversão :)
Beijos e saudades de vcs!

Anônimo disse...

Com queijos e vinho a esse preço você não deve estar com saudade nenhuma da gente, Rê... HAHAHAHA!! Beijos, querida!

Henri disse...

Aiiiinnnn....adoooouroooo queijo + vinho!
Tô precisada de uma viagenzinha assim, pra tomar mooooitos vinhos bons e baratinhos. =)

Você está em Londres, Rê? Amo essa cidade! Só não sou muito fã do frio de lá. Deeeeeuuuusssss me livreeee!

Bora lavar as mãos, gente! =)

P.S. Dei o livro novo do Saramago pro meu pai e estou na fila pra ler. Boa dica, meninas!

Beijos

Renata disse...

Na verdade, estou em Tubridge Wells / Pembury, que é nos arredores de Londres. Mas amanhã de manhã vou pra Londres curtir o fim de semana por lá.Prometo postar algo de lá, com fotos, contando tudo.
Beijo!

Anônimo disse...

Bom dia. Estou a fazer um trabalho e como procuro cartazes exemplo da lavagem das mãos, passei neste blog. Sou portuguesa e trabalho na área da Higiene e Segurança Alimentar e por isso resolvi escrever no tópico. Não que me importe que se faça piada com os portugueses porque nós tambem fazemos com os outros povos e mais ainda, entre nós pois somos pequenos mas os aspetos culturais e pronuncias são muito diferentes de região para região.
Este tipo de cartazes é OBRIGATÓRIO. Não conheço este especificamente mas sim, em locais certificados tem de estar afixado. E faz muito sentido porque maioria das pessoas não sabe lavar as mãos! Basta pensar um pouco para perceber a importância deste ato...por exemplo, vamos ao café e no caminho deixamos cair as chaves no chão. Apanhamos e lá vamos nós. A meio caminho encontramos uma amiga. E vamos juntas ao café. Já com fome, de tanta conversa pedimos um bolinho e de tão distraídas, até colocamos o guardanapo todo torto e lá vão as mãozinhas tocar no bolinho que estamos a comer...ele foram ratos, cocó dos cães, xixi dos gatos, sapatos de transeuntes, baratas, enfim um mix de coisas boas que estamos a ingerir junto com o bolinho. Agora pensem se não faz sentido falar sobre a LAVAGEM DAS MÃOS! Os portugueses têm muitos defeitos mas não são nem porcos, nem estúpidos. Para terminar, a primeira frase, na minha opinão não está correta, deveria ser "Lavar as mãos quando as SENTE SUJAS" isto porque muito boa gente usa luvas nas pastelarias padarias etc e duram um dia inteiro as ditas luvas...servem para aviar clientes, mexer no pão, no dinheiro, no chão, na esfregona tudo enfim. E ninguem SENTE as luvas sujas pois não temos sensibilidade com luvas calçadas. Agora podem gozar á vontade porque já passei a mensagem que queria...