Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quem será que faz chacota mesmo?

Hoje eu estava fazendo minha leitura diária dos meu blogs favoritos e me deparei com um vídeo inacreditável Botequim do Bruno. Pode ser ingenuidade minha, mas fiquei chocada.
No vídeo, Marcelo Madureira, do alto de toda sua vivência e experiência política, afirma categoricamente que Lula é "vagabundo" e "picareta" e transformou a política brasileira em chacota.
????????!!!!!!!!!!!!!!
Quem é você, Marcelo, pra chamar o Lula de "vagabundo" e "picareta"? Vai viver, crescer e ser alguém de verdade antes de falar assim de uma figura tão importante e relevante na história e na política desse país!
Que eu me lembre, você não é ninguém. E, se alguém faz chacota da política de maneira que não deve, é você mesmo, e não o presidente.
Mais absurdo do que esse Zé Ninguém falar assim do Lula, é um programa de TV dito sério, em uma emissora dita séria, convidar esse cara para falar de política e transmitir esse tipo de coisa, de agressão , de desvairio. 
Depois, reclamam das críticas que o Lula faz à imprensa... bom, mas se o nível da imprensa é esse, merece mesmo todas as críticas. 
Olha, não gosta do Lula, do seu governo, da sua política? Tranquilo. Ninguém é obrigado a gostar ou concordar. Mas faça uma crítica de verdade e proponha a alternativa. E, faça o favor, mantenha o nível...
Chacota mesmo fazem o Marcelo Madureira, o Mainardi e a GNT com a cara de todos os brasileiros ao transmitir uma coisa dessas.
O vídeo está aí abaixo, para apreciação. 



21 comentários:

Fidel disse...

Marcelo Madureira sendo ovacionado pelo ultra-reaça Diogo Mainard... não tem preço... bizarro... deprimente... vai se transformar no novo ícone da direita raivosa, do "cidadão de bem"... aff...

Patricia disse...

Rê, adoro quando você acorda nos seus dias de fúria!! Hehehehe...
Realmente a imprensa brasileira está cada vez mais problemática. Se é para expor ao Brasil uma crítica ao Lula, que seja feita com qualidade e por alguém decente!!
Mas tem uma coisa que eu preciso exteriorizar, acho incrível como as pessoas se decepcionaram com o Lula e por isso não conseguem ver e reconhecer os aspectos positivos da sua política. Colocações com as do Sr. Madureira eu ouço aos baldes de ex-lulistas.
E antes que alguém apareça dizendo para eu relatar QUAIS SÃO ESSES ASPECTOS POSITIVOS? Eu peço para reler os comentários da postagem "Eleições 2010: Está na hora de decidir" :) Apresentei uma lista por lá! Hehehehe...
Mas, já disse e reafirmos, apesar dos pesares, entre trancos e barrancos, ainda sou Lula e por isso, agora sou Dilma!

Anônimo disse...

BIZAAAAAAAAAAAARRO!

Não merece processo, não? Ah! Eles têm vários, não é?

Mas ISSO não é IMPRENSA... é EXCRE(ntreteni)MENTO...

Felipe disse...

A parcialidade dos amigos eh que me comove. Pessoal, por favor, falávamos coisa bem pior do FHC. Nao estou defendendo o Madureira ovacionado pelo Mainardi (realmente a imagem eh tetrica). Mas po! Toda a critica que nao seja preconceituosa em relação ao Lula, eh pertinente. Nao se esqueçam que o nosso Lula que tanto gostávamos, nao existe mais. Pelo que entendi ele, tava falando da frouxidão moral do Lula depois que assumiu o poder.... alguem discorda disso? Eh claro que isso nao eh exclusividade do Lula, mas pelo que pregava essa amoralidade do Lula parece ainda mais evidente. Apesar dos exageros, alguem ainda acredita no "Lula impavido coloso"?
Pessoal votemos na Dilma tudo bem...mas comemora baixinho que esse bolo ta mofado...

Mudando um pouco, ou nao, o assunto
Olhem o video do endereco ai abaixo. Uma critica muito bacana pertinente do Ciro Gomes em relacao aos anos FHC...gostei!

http://www.youtube.com/watch?v=wZ8DTdVJ-1k&feature=player_embedded

Fidel disse...

Como diria um amigo nosso (não vou dizer quem é): "os movimentos sociais das décadas de 70 e 80 foram importantes para a organização da sociedade civil brasileira, mas pariram um rato. O nome do rato é Lula". Concordo 100%.

AGORA.... o disCUrsozinho do madureira foi tosco...

Renata disse...

Felipe, eu não estou reclamando do que as pessoas falam informalmente entre amigos ou em conversa de bar. Se informalmente, entre amigos e inimigos, no bar, em casa ou na padaria da esquina as pessoas usam esse nível de argumento (se é que dá pra chamar de argumento), isso é uma coisa... Outra coisa é alguém que é chamado para ser comentarista político em um programa considerado sério em um canal considerado sério falar nesse tom.
As críticas são sempre bem vindas. Mas ele não fez crítica nenhuma. Nenhuma. Aquilo é xingamento. Chamar o presidente de "vagabundo" e "picareta" não é críticar, é xingar. E um comentarista político em programa de TV fazer isso é muito grave sim. E é preconceituoso também. O que vc acha que está por trás da palavra "vagabundo"? A idéia da elite de que o Lula nunca trabalhou, que vivia as custas do sindicato e do partido, etc. E por trás de "picareta"? Que ele não tem formação, que não fala inglês, que não tem nível pra ser presidente etc. Então, não diga que as críticas sem preconceito são válidas, por que nesse caso, não é crítica, é xingamento, e tem sim muito preconceito.
Se ele quer falar da frouxidão moral do Lula ou do que quer que seja, então fale exatamente o que quer dizer... E, sinceramente, a direita vir falar em frouxidão moral é duro...
Quanto à comemorar um bolo mofado: olha, não estamos comemorando nada. Aliás eu só lamento que a política e o debate nesses eleições tenham chegado nesse nível.
Mas eu digo e repito quantas vezes for necessário: Serra e Dilma representam projetos e modelos MUITO diferentes. E entre os dois projetos, eu voto no projeto que a Dilma representa. E espero nas próximas eleições votar em um projeto ainda melhor, com o espaço que se abriu e vem se consolidando.

Fidel disse...

Projetos MUITO diferentes não, né, Rê? Só diferentes... kkkkkkkkkkkkk

Entre a melhor derrota, votamos no Dilmão.

Esses caras do C&P nunca me enganaram... REAÇAS!!! E eolha que eu nem gosto do Lula...

PS: Sabiam que o Diogo Mainard fugiu do Brasil?

Anônimo disse...

É Felipe, não acho que seja uma simples questão de opinião e argumentação. Uma coisa é conversa na esquina (tipo xingar o FHC no bar ou no corredor da universidade) ou piada em programa humorístico (típico do Casseta), outra coisa é opinião do cidadão em um programa de debate "sério"...

Concordo com a Renata. A "argumentção" reacionária é sempre recheada de preconceito, racismo, elitismo e assim vai!

Anônimo disse...

Gostei do vídeo, Felipe! :*

Felipe disse...

Então Renata...é só procurar ai em algum YouTube na vida que que vai ter algum comentarista político xingando o FHC num programa desses ai. Enfim, a verborragia dos dois lados não é novidade pra lado nenhum.
Realmente quando ele falou de vagabundo e picareta não levei para o lado preconceituoso tipico que sempre fazem do Lula. Acho que realmente foi em relação a frouxidão moral memso. Mas, posso estar enganado em virtude que foi apenas um pedacionho da conversa deles que está no video.

E que o projeto é MUITO diferente...pera lá né! Me dá uma diferença substancial entre os 8 anos de FHC e os 8 anos de Lula fora a maior sensibilidade do Lula com as questões sociais? Os de sempre continuam ganhando e os de baixo continuam sobrevivendo.... Alguém sabe porque o Eike Batista quase quadruplicou a sua fortuna no governo Lula?
Pois é.... paradoxal mesmo. Ao mesmo tempo que tirou muitos da miséria (e como era/é miseravel nossa gente), criou distorções como esse taql do Eike ai (que de bom mesmo só o fato de ter c... a Luma. hehe!

Felipe disse...

Ah! E vamos parar de achar que alguém reclamando do Lula (mesmo que revoltado) é coisa de direitista-reacionário-bobo-e-chato.

As vezes que chamei alguém de vagabundo não necessariamente quis dizer que o cara não trabalha. Eu queria era xingar mesmo! Não sei se foi o caso do Madureira...

Cuidado com os estereótipos!

Fidel disse...

Se você acha que um discurso desse tipo (raivoso, de baixo nível) realizado em um canal de elite, em um programa FRANCAMENTE reacionário, aplaudido de forma entusiasmadíssima por Diogo Mainard feito por uma pessoa que sabemos ser culta não tem nada de reacionário acho que você está sendo muito tolerante com a realidade dos fatos...

Uma coisa é falar isso no boteco, no almoço de família. OUTRA é fazer isso no programa em que foi feito, produzido pela emissora que quer eleger o Serra a qualquer custo. Vai me desculpar, mas não tem nada de estereótipo nisso não. Não é simplesmente alguém falando do Lula: é uma figura pública.

Patricia disse...

Ichiiii...
A coisa tá pegando fogo por aqui!!!
ASSIM QUE É BOM!!!
Hehehehe...
Como não estou com tempo para comentar, assino embaixo do que a Rê escreveu, deixo um BEIJÃO para todos e FUUUuuuuuiiIIIIiiiii

Felipe disse...

Vamos la.... vcs estao dando um credito que o Manhatan Conection nao merece. Ta bom, eh de ma empresa da Globo, Globo nao gosta do Lula (sera?), Mainardi eh imbecil, o programa eh imbecil...

Ali eh uma postura do cara...xingar o Lula onde for nao eh ser reacionário....por favor! As idéias do cara eh que sao reacionárias ou nao.
Fidel, vc xinga o Lula sempre e por isso vc eh reacionário?
Menos pessoal, menos!

Mas xingar o Lula nao me diz nada. Ele eh uma figura publica que expõe sua opinião. E dai? Figura publica nao fala nao? E se ele tivesse falando mal do FHC? Pessoal, cada um joga pra sua galera.
Ou vcs gostam daquelas figuras publicas pasteis que nao se expõe pra nada?

Também nao deve ser fácil ir pra TV e falar mal de um presidente que tem 80% de aprovação. O cara, que a principio nao tem nada a ver com isso, se expôs também.

Fidel disse...

Felipe está com problemas para identificar os reacionários.... kkkkkk

eles deveriam levantar uma plaquinha escrito "Sou reaça, Felipe"

1. A questão não é só o xingamento. É o contexto do xingamento. Isso é análise de discurso, po: quem, onde, quando e por que produz um discurso? Não é só a frase em si, mas o contexto onde ela é dita.
O Marcelo Madureira chamando o Lula de vagabundo no manhatten conection, um programa francamente reacionário, ao lado de um dos maiores ÍCONES REACIONÁRIOS do país é ÓBVIO que possui um caráter reacionário.

EU xingando o Lula é ÓBVIO que possui um caráter progressista. Pelo amor de deus, isso é evidente!! Xingar o Lula diz muito sim, desde que entendido o contexto do xingamento.

2. Eu gosto de figuras públicas que demonstrem argumentos e inteligência, não demonstrações REACIONÁRIAS e HISTRIÔNICAS cheias de ressentimento na base do xingamento chulo.

3. Ir para a GNT, no Manhattan Conection falar mal do Lula é MOLE. Fala sério. Agora, o troço foi tão absurdo que até o Lucas Mendes e o caio Blinder ficaram assustados. Até o Diogo Mainard não entendeu no início e depois entrou na onda. Fala sério, papelão.

Anônimo disse...

Depois de tudo o Lula ainda cativa corações.... que bunitinhu!!!!

Fidel disse...

Tem gente que enxerga tudo preto e branco... kkkkkkkkkkkkk

Felipe disse...

Então Fidel,

acho que as coisas ficão tão nebulosas que é dificil inclusive identificar reacionários por ai.... por favor, Todos com plaquinha!

Não sei o que pensa esse Madureira (alguém sabe?), de onde saiu e pra onde vai. Pelo pequeno trecho do video, me pareceu que um programa reacionário se aproveitou de um critico verborrágico do Lula, que se empolgou com aquele ambiente pró a ele e urrou destempérios... ai a dizer que ele seja reacionário pelo que se vê no video...sei não.
Mas enfim, o Lula não precisa de defesa e nem a merece!

Fidel disse...

E quem tá defendendo o Lula? kkkkkkkk

Eu quero que ele se @#$%*, %$¨*, #$@%*, que o (*&%$%¨do Lula se #$%@ que vá para a %$# @#$ ¨%$#@

Patricia disse...

Passando rapidinho só para dizer que o "Anônimo" não sou eu!!! Hahaha...
Porrada que segue... Tô gostando!!!
Beijoooss

Anônimo disse...

NEM EU!!!!! Cruzes!