Três meninas. Três histórias diferentes que se encontram. Três linhas distintas de pensamento, que se unem formando um maravilhoso mosaico de histórias, ideias e experiências. Encontram-se nas afinidades e completam-se nas diferenças, enlaçando-se nas alegrias e tropeços da vida. Escrevem aqui para celebrar, compartilhar e aprender. Para refletir sobre as experiências do passado, as inquietudes do presente e as incertezas do futuro. Nessa sucessão de encontros e desencontros, buscam entender melhor o mundo. Tudo isso regado por um pouco de geografia, política, arte e muito ziriguidum!

domingo, 7 de novembro de 2010

Por que querem derrubar o ENEM?...

Estou me perguntando nesse final de semana por que e a quem interessa derrubar o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM. Como eu sou uma pessoa meio paranóica e com uma certa mania de perseguição, às vezes eu tenho um lapso de realidade e me pergunto se estou sendo por demais crítica e, por demais RADICAL nas minhas críticas (a mim mesmo, a tudo e à todos, hehe). Enfim. Me peguei, nesta manhã, praguejando sozinha ao ouvir no rádio do carro que o exame desse ano poderá ser anulado por um "erro de impressão do cartão de respostas". Virei onça! Logo comecei a matutar: Esses caras são F@#$%!! Agora vão arrumar um problema todo ano para mostrar "como o sistema é falho, como o ENEM é mal executado, como é RUIM! Dessa forma, volta-se ao modelo de vestibular descentralizado ao velho estilo, "cada um por si". Cheguei ao meu destino e parei de pensar no assunto, quando me lembrei mais tarde, já menos exaltada, pensei que poderia estar exagerando, mais uma vez. Ao conversar com o Fidel à noite sobre o assunto, ele me diz que meu sogro e sua mulher (dois educadores) também perceberam uma jogada suspeita e desconfiam de uma política para "detonar" o ENEM. BATATA! Não é que eu não estava só sendo radical e paranóica mais uma vez!!! A política de deslegitimação e desmoralização do exame é clara, consistente e vem sendo feita desde o ano passado com a história do vazamento da prova etc. Esse ano é a impressão errada do cartão de repostas, um jornalista absolutamente sem ética (pleonasmo? ops! desculpem!) que passa o tema da redação para a edição do jornal no meio da prova, de dentro do banheiro. Gente! O que é ISSO? Essa política tem tido um AMPLO, TOTAL e IRRESTRITO apoio da mídia "imparcial" e "atenciosa à opinião pública" e de mais QUEM?? Por que "querem" derrubar o ENEM? Me pergunto e pergunto a você, prezado leitor? Podemos debater o assunto em um loooongo papo de bar, mas, à princípio, já tenho alguns argumentos bastante convincentes na manga: O ENEM, com todas as críticas que possam ser feitas ao modelo, ao programa, ao processo, à correção, à banca de elaboração etc. etc. etc. (poderíamos ficar aqui a noite toda apontando problemas), é uma forma de seleção para ingresso nas universidades públicas que se mostra mais democrática do que os vestibulares descentralizados pelo país. Fato. Não defendo o ENEM por princípio, assim como não defendo o vestibular tradicional dos últimos 25 anos (antes disso era o tal "unificado" que nossos pais fizeram..). Ambos alimentam um sistema elitista e que inverte todo o princípio da educação pública. Entra na universidade pública quem pode pagar e fica de fora quem não pode. Não estou dizendo com isso que a universidade deveria ser paga ou algo do gênero, por favor! Mas, sim que temos SÉRIOS problemas na educação básica no nosso país, como vocês todos já sabem. De qualquer forma, o que eu quero dizer com a minha "intercessão" em favor do Exame Nacional do Ensino Médio, é que, de alguma forma, ele contribui para unificar os programas de vestibular (o que poder ser um ponto bastante favorável para aqueles que não têm a oportunidade de fazer cursinhos ou cursar colégios caros), ele contribui para diminuir o número de provas diferentes, de modelos diferentes, em lugares diferentes e com TAXAS DE INCRIÇÃO (bem como as exigências para não pagá-las) muito diferentes, o que também é um obstáculo àqueles que não tem como bancar viagens, taxas, o custo de passar o dia fora de casa e ter de se alimentar, deslocar etc. Eu percebo o quanto o exame unificado incomoda a classe média e média alta (a alta não porque ela não faz questão dessas vagas...). Só não vejo reclamarem mais do ENEM do que reclamam das cotas, mas esse é oooutro debate longo. Incomoda porque diminui o gap. Incomoda porque oportuniza. Incomoda porque contribui para que a disputa seja menos injusta (reparem bem: menos injusta não é mais justa). Por isso querem derrubar o ENEM. E aí, nós educadores. Que posição tomaremos? Que opinião formularemos? Vamos bancar essa crítica? Eu acho bastante oportuna.

6 comentários:

RUTH disse...

TOTALMENTE POSSÍVEL!
MUITOS DOS POFESSORES QUE CONHEÇO DAS PÚBLICAS NÃO GOSTAM OU ABOMINAM O ENEM POR MUITO MAS MUITO PRECONCEITO E TAMBÉM PELOS "ROYALTS" QUE OS CONCURSOS ISOLADOS RENDEM PARA A UNIVERSIDADE.
ASSIM COMO AS COTAS..É CLARO.
PS: TWITEI E POSTEI NO FACE B.

Roberto Rodriues disse...

Roberto Rodrigues disse:
O que é mais surpreendente nisso tudo é constatar como os professores da rede privada são capturados pelos tubarões de ensino para atacarem uma proposta, que se não é a mais democrática é a mensos eletista. Qual é o compromisso que esses professores têm com a educação pública?`Parece-nos que nenhum. São porta-vozes única e exclusivamente dos interesses do capital. Isso é lamentável. Além disso, não percebem que estão colaborando com uma mídia que vem torcendo para que esse projto não dê certo. É um projeto que tende acabar com esse processo de seleção que ao longo de anos vêm alimentando uma máquina indecente que é a dos cursinhos de pré-vestibular.

Anônimo disse...

Mãe, com toda certeza esse lobby da parte do corpo docente universitário é um dos boicotes ao ENEM que mais surte efeito... e os "proventos" do vestibular são MUITO bem vindos. E não só das taxas de vestibular, em si, mas o lobby das bancas de correção que também geram muuuuito $$$ para uma certa igrejinha...

Roberto, fiquei muito feliz quando o Glauco me contou que tinha conversado com você e a Kátia sobre esse assunto e que tínhamos a mesma opinião. Vi que não sou tão paranóica assim! hahaha.
Essa coisa dos marqueteiros do vestibular é realmente indecente e desvaloriza cada vez mais o trabalho de nós professores em função da MERCANTILIZAÇÂO de TUDO: do ensino, dos professores e dos ALUNOS que viraram moeda de troca entre essas máfias de cursinho. Abominável!

Fidel disse...

Rapaz, que orgulho dessa família... kkkkkkk

Hoje o Lula deu uma entrevista dizendo que o "Enem foi um sucesso e que isso incomoda muita gente". O Fernando Haddad estava no Bom Dia Brasil e também fez uma boa intervenção nesse sentido.

Renata disse...

Gente, nunca é tarde para comentar um post, né? Desculpem o atraso... mas o trabalho me pegou nos últimos tempos.
Gostei muito do seu post Tati. Mas confesso que tenho as minhas dúvidas em relação ao ENEM.
Estou já há muito tempo afastada desse universo da educação e do ingresso nas universidades, então minha visão pode estar bastante restrita e viciada.
Concordo que reclamam demais do ENEM e que estão fazendo tempestade em copo d'água, como fazem com tudo para poder falar mal desse governo.
Mas tenho minhas dúvidas sobre o ENEM.
1 - Não gostei das últimas provas que eu vi (isso tem tempo, tá?). Acho que elas não avaliam conhecimento suficiente para julgar o ingresso na universidade.
2 - Não sei se nacionalizar um padrão de conhecimento é necessariamente bom. Não sei se acho bom ter um padrão único nivelando uma diversidade de contextos regionais, urbanos e rurais dos alunos brasileiros.
3 - O ENEM torna mesmo o acesso às universidades mais democrático? De que maneira? Eu tinha a idéia (talvez ingênua ou infantil) de que o que pode democratizar o acesso à universidade pública é um ensino público (fundamental e médio) melhor. Com uma escola ruim, a aluno vai ter um desempenho ruim seja no vestibular comum, seja no ENEM, não? O fator que vc levantou para a democratização que eu achei realmente importante, foi a questão financeira. O aluno não precisa pagar o ENEM e nem se deslocar para vários estados para fazer provas para universidades diferentes. Mas, fora isso, não vejo outra democratização pelo ENEM.
4 - Não me agrada muito essa história de uma prova única. E se vc não está bem naquele dia? Se passou, mal, ficou nervoso, sei lá... Perde sua única chance? Com um processo seletivo para cada universidade, vc não corre esse risco. Me lembro que quando eu fiz vestibular, eu tinha certeza que queria estudar na UFF. Mas tb fiz a prova da UFRJ, imaginando que se por algum motivo eu perdesse aprova da uff, ou acontecesse algo, eu teria uma outra oportunidade.
5 - Univeresidades diferentes tem processos seletivos diferentes, provas discursivas, ou multipla escolha, provas iguais para todos ou provas mais dificeis para as áreas específicas de cada um, etc. Um aluno pode não ser muito bom em um tipo de prova, mas ser melhor em outro. O ENEM é uma prova, e pronto. Se vc não se dá bem com aquilo, já era...
6 - Acho que diferentes cursos requerem diferentes níveis de conhecimento. Alguém que vai fazer medicina, é diferente de alguém que vai fazer história e é diferente de alguém que vai fazer arquitetura. Acho super certo que se cobre conhecimento especifico para cada uma das áreas. O ENEM não permite isso hoje.
Por último, acho que é a logística de uma prova nacional em um país do tamanho do Brasil é complicada demais, não compensa.
Mas, como eu disse, eu não dou aula há muito tempo, e não tenho convivido com esse universo do acesso à universidade... Vcs que ainda são educadores, podem me dar uma visão mais atualizada.
Beijo!

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.